Notícias


Clique para assistir o vídeo!

Factos da História do Sector Mineiro e Petrolífero contados em imagens

Governo 27-11-2025
ANGOLA AFIRMA SOBERANIA ENERGÉTICA COM NOVA FÁBRICA DE GÁS

No acto de inauguração da fábrica de tratamento de gás não associado, presidido pelo Chefe de Estado, João Lourenço, o Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás destacou que o momento representa “a afirmação de Angola como país que avança com determinação para a diversificação e soberania energética”.

Diamantino Azevedo sublinhou que o empreendimento foi concluído seis meses antes do prazo previsto e resulta do cumprimento das orientações do Presidente da República em transformar o gás num produto que sirva a economia e os cidadãos.

Recordou que, em 2018, com a chamada Lei do Gás, Angola passou a dispor de um regime fiscal atractivo, que permitiu investimentos no segmento do gás não associado ao petróleo. A decisão final de investimento inaugurou uma nova era na exploração deste recurso, com participação de empresas nacionais como a Petromar na produção de equipamentos.

O governante informou que mais de 4 mil milhões de dólares foram investidos no projecto, realizado “por pessoas e para as pessoas”. Acrescentou que a inauguração no ano em que Angola celebra os 50 anos de independência reforça a maturidade institucional do país.

Para o Ministro, este empreendimento é apenas o início: “Continuaremos a desenvolver outros projectos de gás em terra e no mar, servindo a economia, a indústria e os angolanos”. Considerou ainda que o investimento é testemunho da força de Angola, do talento dos seus quadros e da confiança dos parceiros envolvidos, afirmando que “hoje abrimos uma nova página na história energética do nosso país, que deve inspirar as novas gerações”.

Fonte: MIREMPET
Governo 27-11-2025
PRESIDENTE JOÃO LOURENÇO INAUGURA FÁBRICA DE GÁS NO SOYO

Zaire, 27 de Novembro/2025. _ Está inaugurada, pelo Presidente da República, João Lourenço, a primeira fábrica de tratamento de gás não associado em Angola.

Erguida no município do Soyo, o empreendimento está avaliado em cerca de 4 mil milhões de dólares e foi desenvolvido pelo Novo Consórcio de Gás (NCG).

Na ocasião, o governador do Zaire, Adriano Mendes de Carvalho, considerou a infra‑estrutura “um pilar essencial para a diversificação das energias em Angola” e destacou que o projecto tem gerado oportunidades de formação profissional, aumentando a mão‑de‑obra qualificada na província e no país.

O CEO da Azule Energy, Adriano Mongini, sublinhou que a fábrica “visa garantir um futuro energético melhor”, permitindo processar 400 milhões de pés cúbicos por dia e alimentar a Angola LNG com recursos excedentários. Referiu ainda que a plataforma Quiluma, construída no Ambriz, é “o maior exemplo de conteúdo local”, acrescentando que o projecto proporcionará empregos directos e indirectos até 2043.

Por sua vez, o Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, manifestou “enorme satisfação” pela concretização do empreendimento seis meses antes do prazo previsto. Recordou que, em 2018, com a chamada Lei do Gás, Angola passou a dispor de um regime fiscal atractivo que permitiu investimentos no segmento não associado ao petróleo. O governante afirmou que “hoje abrimos uma nova página na história energética do nosso país”, reforçando que o investimento é testemunho da força de Angola, do talento dos seus quadros e da confiança dos parceiros envolvidos.

Fonte: Sem fonte

mirempet.gov.ao Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás

DIAMANTINO PEDRO AZEVEDO



Entidades Tuteladas


Projectos Estruturantes


Eventos


NOV
20

XI REUNIÃO DO CONSELHO CONSULTIVO DO MIREMPET

20/11/2025 - 21/11/2025
AUG
26

Expo Catoca — 30 Anos

26/08/2025 - 28/08/2025
OCT
30

CONFERÊNCIA ANUAL DO CONTEÚDO LOCAL

30/10/2025 - 31/10/2025
AUG
09

O MIREMPET VAI PARTICIPAR NA FEIRA DOS MUNICÍPIOS E CIDADES DE ANGOLA 2025

09/08/2025 - 11/08/2025

Canais de Atendimento


Parceiros