Notícias


Clique para assistir o vídeo!

Intervenção do Ministro Diamantino Azevedo, na Gala do Prémio Catota de Jornalismo,17.04.25

Governo 24-04-2025
SECTOR PETROLÍFERO APRESENTA REALIZAÇÕES DO 1º TRIMESTRE DE 2025

O Brent no mercado internacional registou, durante 1° trimestre de 2025, o preço médio de 75,728 dólares por barril. Em termos de comercialização, foram exportados aproximadamente 85,14 milhões de barris de petróleo bruto, avaliados em cerca de 6,4 mil milhões de dólares americanos.

Os dados foram anunciados esta quinta-feira, 24, no MIREMPET, pelo Secretário de Estado para o Petróleo e Gás, no acto de apresentação das realizações do mercado de petróleo bruto no periodo referenciado e das perspectivas para o 2º trimestre deste ano. No decurso da sua apresentação, José Barroso referiu que foi registada uma diminuição de 13,5% comparativamente ao 4º trimestre de 2024 e uma redução de 9,8% face ao período homólogo do mesmo ano.

"No período em análise, o valor do Brent sofreu uma constante variação de preços, resultante da redução da procura internacional; as políticas tarifárias e a expectativa do aumento das taxas de juro pela Reserva Federal dos EUA; a contracção do sector imobiliário na China, associada ao enfraquecimento do crescimento económico global; a decisão da OPEP+ de aumentar a produção de petróleo bruto em Abril, bem como as incertezas resultantes das negociações de cessar-fogo na Ucrânia e na Faixa de Gaza" explicou o governante.

As sanções impostas pelos EUA ao Irão e à Rússia, que limitaram a oferta global de petróleo; os ataques às infra-estruturas energéticas russas e ucranianas; a revogação, pela Administração Trump, da licença da Chevron para explorar petróleo na Venezuela e a aplicação de uma tarifa de 25% sobre as importações de petróleo e gás venezuelanos por países terceiros, segundo o Secretário de Estado, contribuíram também para atenuar a tendência da queda dos preços do crude, resultando numa relativa estabilidade do mercado internacional.

No que se refere ao valor bruto correspondente ao volume de petróleo exportado, o governante afirmou que houve um decréscimo de 12,65%, comparativamente ao 4° trimestre de 2024 e uma diminuição de 18% em relação ao período homólogo do mesmo ano, tendo como principais destinos, a China (com 63,80%), a Índia (10,29%), a Indonésia (6,43%), a Espanha (3,40%) e a Malásia (3,22%).

Quanto ao gás natural, o responsável esclareceu que as exportações realizadas no 1° trimestre do ano em curso totalizaram cerca de 1,1 milhões de toneladas métricas, com destaque para o LNG, com cerca de 86%. Em relação ao 4° trimestre de 2024, o Secretário de Estado afirmou que foi registada uma redução de 5,51% do volume exportado, comparativamente ao período homólogo de 2024, verificou-se um aumento de 19,27%. Esta exportação resultou na arrecadação bruta de aproximadamente 758,77 milhões de dólares norte americanos, que representa um aumento de aproximadamente 0,21% em comparação com o trimestre anterior e cerca de 87,20% em relação ao trimestre homólogo de 2024.

Finalmente, José Barroso ressaltou que este crescimento foi originado, principalmente, pela subida dos preços do LNG no mercado internacional, tendo sido exportado maioritariamente para o continente europeu, representado 92,66% do total, com a Holanda à cabeça, recebendo cerca de 42,9% do volume exportado.

Estiveram presentes no evento os representantes das empresas do Sector de Petróleo e Gás.

Fonte: MIREMPET
Governo 23-04-2025
MIREMPET CONVIDA INVESTIDORES PARA HUAMBO

O Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás referiu, esta quarta-feira, 23, que “cinquenta anos depois, Angola já não pode continuar a ser apenas um país potencialmente rico em recursos minerais. Tem de ser um país que explora e transforma os seus recursos minerais em riqueza para o seu povo”.

Diamantino Azevedo fez o pronunciamento na abertura do Fórum de Investimento no Sector dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, realizado na província do Huambo. Na ocasião, o governante disse que o Sector que dirige está a ser reformado e tem sido atraído investimento responsável.

“Sob a liderança do Presidente João Lourenço, estamos a reformar o Sector para que ele sirva de facto Angola. Criámos regras claras, estamos a atrair investimento responsável, abrimos espaço para as províncias assumirem o seu protagonismo. E hoje, o Huambo está pronto. Pronto para ser mais do que um ponto no mapa, mas sim para ser um centro nevrálgico da mineração em Angola”, ressaltou o Ministro.

Sobre os projectos mineiros na província, o titular da pasta informou que estão em curso projectos de prospeção de diversos minerais, como: Diamantes, Ouro, Terras Raras e Rochas Ornamentais. Mas tão importante quanto isso, aqui está a nascer uma nova forma de fazer as coisas. Uma mineração que respeita as comunidades. Uma exploração que deixa valor onde tira valor.

“Sabemos que os recursos minerais e energéticos são instrumentos de soberania, mas também de responsabilidade. Não nos basta crescer, queremos crescer com consciência. E é por isso que apostamos cada vez mais na diversificação, na descentralização e na descarbonização.

Quanto aos hidrocarbonetos, o governante fez menção que o país está a ser preparado para um futuro com menos emissões e mais oportunidades, tendo apontado o gás natural como combustível de transição; as energias renováveis como nova base de desenvolvimento e o hidrogénio verde como um passo ousado que colocará Angola entre os países africanos com ambição global.

“O tempo em que Angola era apenas fornecedora de matéria-prima está a passar. Queremos criar valor aqui. Queremos lapidar aqui, refinar aqui, transformar aqui, empregar aqui. Queremos que a riqueza extraída circule em Angola e beneficie os angolanos”, garantiu Diamantino Azevedo.

Aos investidores, Diamantino Azevedo deixou a mensagem de que “Angola não é apenas um destino de extracção mineira. É um país de oportunidades reais para quem quer fazer parte de algo maior”.

O Governador do Huambo, nas suas notas de boas, afirmou que a província está aberta ao investimento para impulsionar localmente o Sector Mineiro e dos Hidrocarbonetos. “A província do Huambo encontra-se agora diante de uma nova fronteira de desenvolvimento: a exporação e valorização dos seus recursos geológicos e energéticos. O nosso apelo é claro: o Huambo é a banda de todos nós. Está aberto ao investimento, à inovação e à cooperação”, declarou Pereira Alfredo.

O Fórum acolheu perto de 300 participantes. Marcou presença ao evento o Ministro da Agricultura e Florestas, Isaac dos Anjos, representantes de empresas do Sector, da banca e académicos.

Fonte: MIREMPET
Governo 18-04-2025
HERMENEGILDO OLGA VENCE GRANDE PRÉMIO CATOCA DE JORNALISMO

O anúncio foi feito na cerimónia realizada, a 17 de Abril, no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda, por ocasião das Jornadas alusivas às celebrações do Dia do Trabalhador Mineiro Angolano.

O Ministro Diamantino Azevedo prestigiou o acto e, na ocasião, felicitou os vencedores das sete categorias e referiu que tem "um enorme respeito por quem carrega um bloco de notas, um microfone ou uma câmera" com seriedade.

"Estamos aqui para celebrar quem faz bem o seu trabalho, quem informa com rigor, escreve com clareza e respeita a inteligência do leitor. O bom jornalismo não grita, explica; não inventa, investiga; não serve interesses pessoais, serve o público", declarou o governante.

Na sua intervenção, o titular do MIREMPET destacou a importância do rigor no tratamento das informações, enfatizando que o jornalismo não deve ser uma corrida para ver quem publica primeiro, mas sim uma maratona para apurar com mais profundidade e responsabilidade. “Angola precisa de teclados bem usados. De jornalistas que ajudem a construir, não a confundir. A unir - e não a incendiar”, concluiu.

O Director Geral de Catoca, promotor do evento, reafirmou o compromisso da empresa com a responsabilidade social e desejou felicidades aos vencedores e a toda a classe jornalística. "Nós estamos convosco e reconhecemos o vosso mérito", disse.

O "Grande Vencedor" da terceira edição do Prémio Catoca de Jornalismo dedicou o prémio ao povo angolano, ressaltando que a sua distinção não celebra apenas o trabalho jornalístico, mas consagra uma escuta profunda e um diálogo comprometido com as dificuldades, esperanças e caminhos do nosso país.

Autor de uma entrevista com o arcebispo Imbamba, à Televisão Pública de Angola, emitida no dia 4 de Abril de 2025, Dia da Paz e da Reconciliação Nacional, que o qualificou como vencedor do Grande Prémio, Hermenegildo Olga considerou que "mais do que um exercício jornalístico, foi um encontro entre a fé e a realidade, entre a palavra e o silêncio, entre a memória, o sonho e uma oportunidade de olhar Angola com os olhos de reconciliação e fraternidade".

Fonte: MIREMPET

Entidades Tuteladas


ANPG
A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, abreviadamente por “ANPG”, foi criada em 2019 por via... ...Ler mais
ANRM
Agência Nacional dos Recursos Minerais (ANRM), como o órgão público de promoção, regulação, fiscalização,... ...Ler mais
Sonangol E.P.
A Sonangol — Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola, E.P. — é a empresa estatal angolana do ramo... ...Ler mais
ENDIAMA E.P.
A ENDIAMA E.P, é a Empresa Nacional de Diamantes de Angola vocacionada ao exercício da Prospecção,... ...Ler mais

Projectos Estruturantes


Pólo de Desenvolvimento de Rochas Ornamentais do Namibe
O Pólo de Desenvolvimento de Rochas Ornamentais do Namibe é um projecto promovido pelo MIREMPET, onde se... ...Ler mais
Exploração de Cobre de Mavoio-Tetelo
Promovido pela empresa Shinnig Star Icarus, está localizado entre as províncias do Uíge e do Zaire,... ...Ler mais
Projecto de Produção de Amónia e Uréia
O Projecto de Produção de Amónia e Uréia está a ser implementado no Município do Soyo, na província do Zaire,... ...Ler mais
TERMINAL OCEÂNICO DA BARRA DO DANDE (TOBD)
Com a capacidade de armazenagem inicial de 582 mil m³ de combustíveis líquidos e gasosos, que permitirá, em... ...Ler mais

Eventos


Título do Evento: Jornadas do Trabalhador Mineiro Angolano

Organizador: MIREMPET

Data: De 23/04/2025 à 2025-04-23

mirempet.gov.ao Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás

DIAMANTINO PEDRO AZEVEDO



Parceiros