Notícias


Clique para assistir o vídeo!

Factos da História do Sector Mineiro e Petrolífero contados em imagens

Governo 04-12-2025
ANGOLA REFORÇA APOSTA NO BIOGÁS NA TRANSIÇÃO ENERGÉTICA

O Secretário de Estado para o Petróleo e Gás afirmou, esta quinta-feira, 4 de Dezembro, que o biogás constitui um elemento estratégico para a economia circular e para a diversificação da matriz energética nacional.

A declaração foi feita durante o workshop “Desenvolvimento do Biogás em Angola: Desafios e Oportunidades”, realizado no Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (MIREMPET).

Segundo José Barroso, Angola precisa transformar os resíduos orgânicos em energia limpa, viável e sustentável, destacando que a transição energética deve ser justa e inclusiva, combinando o desenvolvimento da cadeia de petróleo e gás com fontes renováveis.

“O biogás não é apenas uma fonte de energia, é o elo que liga a produção energética à gestão de resíduos. Durante muito tempo, o nosso paradigma energético tem-se baseado na extracção de recursos fósseis do subsolo e na sua transformação em energia, descartando quase completamente a utilização das enormes quantidades de resíduos gerados no dia a dia, devido ao modo de vida das nossas sociedades”, ressaltou o governante.

Por sua vez, Vita Mateso, coordenador do Biogás da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), considerou o evento um marco importante. “Ao integrarmos esta tecnologia na cadeia de valor, promovemos a economia circular, reduzimos impactos ambientais e criamos novas fontes de energia, empregos e oportunidades de investimento”, sublinhou.

O encontro teve como objectivo articular reguladores, sector produtivo e académicos, visando identificar estratégias para o aproveitamento energético dos resíduos, partilhar experiências internacionais e fomentar conteúdo local. Contou com especialistas nacionais e internacionais, cuja contribuição será essencial para orientar novos projectos de biogás no país.

Fonte: GTICI
Governo 04-12-2025
REFINARIA DO LOBITO "É PRIORIDADE MÁXIMA" DA SONANGOL

O Governador da província de Benguela, Manuel Nunes Júnior, destacou esta terça-feira, 2 de Dezembro, os avanços registados nas obras de construção da Refinaria do Lobito, durante encontro com o Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo.

Segundo o ministro, a Sonangol foi orientada a realizar estudos sobre petroquímica, com vista à possível instalação de um pólo petroquímico associado à refinaria. O arranque da produção está previsto para 2027, ano em que a unidade deverá começar a fornecer ao mercado nacional alguns derivados de petróleo.

“A construção da Refinaria do Lobito constitui máxima prioridade da Sonangol”, sublinhou Diamantino Azevedo, reforçando o papel da infraestrutura na diversificação da economia e na redução da dependência das importações de combustíveis.

Em relação aos recursos minerais, o ministro anunciou que está em preparação um diploma legal destinado a melhorar a articulação entre o Ministério e os governos provinciais no processo de outorga de direitos mineiros.

A Agência Nacional de Recursos Minerais (ANRM) apresentou a situação dos títulos emitidos na província:

- 32 títulos e alvarás mineiros para prospecção e exploração, destacando-se o quartzo, gesso, calcário e granito. Do total, 20 estão em prospecção e 12 em exploração.

O ministro acrescentou que o Cadastro Mineiro Digital vai agilizar os processos de concessão e reforçar o controlo sobre a actividade mineira.

O Instituto Geológico de Angola (IGO) apresentou o potencial da província, destacando a ocorrência de calcários, quartzitos, cobre, chumbo, granitos, argilas, micas, Terras raras, fluorite, manganês e gesso.

Por seu turno, o Instituto Regulador de Derivados de Petróleo (IRDP) revelou que Benguela dispõe de uma capacidade de armazenamento de 111.531 metros cúbicos de derivados de petróleo. Conta com 86 postos de abastecimento em funcionamento, de um total de 104. "Alguns municípios novos ainda não possuem postos de abastecimento", sendo que os empresários devem ser alertados para esta oportunidade, apelou Luís Fernandes.

O Diretor-Geral do IRDP, apontou outras oportunidades de investimento nas redes e ramais de gás, na venda de lubrificantes, bem como na produção e requalificação de garrafas de gás.

Fonte: GTICI

mirempet.gov.ao Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás

DIAMANTINO PEDRO AZEVEDO



Entidades Tuteladas


Projectos Estruturantes


Eventos


NOV
20

XI REUNIÃO DO CONSELHO CONSULTIVO DO MIREMPET

20/11/2025 - 21/11/2025
AUG
26

Expo Catoca — 30 Anos

26/08/2025 - 28/08/2025
OCT
30

CONFERÊNCIA ANUAL DO CONTEÚDO LOCAL

30/10/2025 - 31/10/2025
AUG
09

O MIREMPET VAI PARTICIPAR NA FEIRA DOS MUNICÍPIOS E CIDADES DE ANGOLA 2025

09/08/2025 - 11/08/2025

Canais de Atendimento


Parceiros