Notícias



Clique para assistir o vídeo!

Factos da História do Sector Mineiro e Petrolífero contados em imagens

Governo 15-01-2026
DELEGAÇÃO DO MIT E ISPTEC VISITA MIREMPET

Na tarde desta quinta-feira, 15 de Janeiro, o Ministério dos Recursos Minerais, Petróleos e Gás (MIREMPET) recebeu a delegação composta por estudantes e professores do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e do Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC). O encontro foi conduzido pelo ministro Diamantino Azevedo e teve como foco o reforço da cooperação científica e da inovação tecnológica.

Durante a reunião, o ministro desafiou o ISPTEC a assumir um papel mais activo na formação e investigação em áreas estratégicas, como a robótica aplicada ao sector mineiro e petrolífero e a tecnologia aeroespacial, com impacto directo na modernização da indústria e na criação de valor interno.

Presente no encontro, a ministra angolana da Saúde destacou a relevância da ciência e da inovação para enfrentar os desafios do sistema de saúde, sublinhando que Angola já utiliza robótica em processos de diagnóstico e tratamento. Sílvia Lutucuta defendeu o reforço da formação especializada e da investigação biomédica.

A Directora do Grupo de Investigação em Tecnologias Espaciais Aplicadas do MIT, Danielle Wood, informou que se encontra em Luanda com vinte estudantes e docentes que participam numa classe intensiva sobre tecnologia espacial em intercâmbio com o ISPTEC.

A estudante do MIT, Isabela Amendoeira, considerou a experiência enriquecedora, realçando a troca de conhecimentos tecnológicos, científicos e culturais durante a estadia em Luanda.

Este encontro insere-se no âmbito de um programa de intercâmbio académico e científico entre as instituições envolvidas e marca o início de uma série de actividades de transferência de conhecimento, com enfoque na investigação e inovação, visando o reforço das capacidades técnicas e científicas nacionais.

Fonte: GTICI
Governo 15-01-2026
ANGOLA PARTICIPA NA 31ª EDIÇÃO DO MINING INDABA

Angola participará, entre os dias 9 e 12 de Fevereiro 2026, na Cidade do Cabo, África do Sul, na 32ª edição Conferência Internacional de Minas e Exposição “Mining Indaba 2026”, com o tema "Juntos Mais Fortes: Progresso Através de Parcerias", focando na inovação, sustentabilidade e atracção de investimentos e o futuro da mineração africana, incluindo minerais essenciais para a transição energética.

A delegação angolana será liderada pelo Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, e integra representantes do MIREMPET e dos Serviços Superintendidos, nomeadamente do Instituto Geológico de Angola, da Agência Nacional de Recursos Minerais, da Endiama e da Sodiam, de empresas mineiras e da Embaixada de Angola na África do Sul.

Para 10 de Fevereiro, está agendado o “Dia de Angola”, o Fórum Empresarial de Investimento Mineiro, sob o lema “Revelando o Potencial Mineral de Angola através de Parcerias Sólidas” com o objectivo promover Angola como destino estratégico de investimento mineiro, com foco em diamantes, ouro, minerais críticos, reformas legais, oportunidades de negócio e parcerias público-privadas.

O Mining Indaba 2026 será antecedido por um Simpósio Ministerial, a ser realizado, no dia 8 de Fevereiro do corrente ano, onde estarão reunidos líderes governamentais africanos, partes interessadas da indústria e figuras-chave no sector de mineração para enfrentar desafios críticos e promover a colaboração.

Fonte: GTICI
Governo 15-01-2026
ANPG PROMOVE APRESENTAÇÃO DE PROJECTOS ACADÉMICOS

A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) promoveu, esta terça-feira, 15, em Luanda, a apresentação de três projectos académicos estratégicos, desenvolvidos no âmbito do Memorando de Entendimento assinado com as universidades Católica de Angola (UCAN), José Eduardo dos Santos (UJES), Agostinho Neto (UAN) e o Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC).

A UCAN apresentou o levantamento e caracterização da biomassa realizado nas províncias do Icolo e Bengo, Bengo, Cuanza Norte e Malanje; a UJES fez menção do projecto sobre o zoneamento agrogeológico nas províncias do Huambo, Moxico e Bié, para identificar regiões com aptidão para culturas energéticas; enquanto a UAN e o ISPTEC apresentaram o projecto piloto para produção de bioetanol e biodiesel, com aplicação nos sectores de transporte, indústria e geração de energia.

O Ministro dos Recursos Minerais, Petróleos e Gás testemunhou o acto. Na ocasião, Diamantino Azevedo destacou a importância da articulação entre Governo, academia e a indústria para o fortalecimento da base científica nacional e para a definição de políticas públicas na transição energética.

Por seu turno, o Administrador Executivo da ANPG, Artur Custódio, sublinhou que a cooperação com as universidades já resultou em três projectos estratégicos iniciados em 2023, reforçando o compromisso da Agência com a investigação científica e o desenvolvimento do capital humano nacional.

A Reitora da Universidade Católica de Angola, Maria de Assunção, considerou a parceria um passo essencial para aproximar a indústria da academia, promovendo inovação e formação de quadros preparados para os desafios da diversificação energética.

Os referidos projectos serão implementados na cadeia de valor dos biocombustíveis e promover sustentabilidade energética nacional.

Fonte: GTICI
Governo 15-01-2026
DIAMANTINO AZEVEDO DESTACA PAPEL DA ENDIAMA NO DESENVOLVIMENTO DO SECTOR MINEIRO

O Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, exaltou o percurso histórico da Empresa Nacional de Diamantes de Angola (Endiama), pelos avanços alcançados ao longo dos seus 45 anos de existência e o seu papel estratégico no desenvolvimento do sector mineiro nacional.

As declarações foram feitas esta quinta-feira, 15, durante a conferência de imprensa de apresentação do Balanço Anual das Actividades da Endiama, referente ao exercício de 2025, realizada no âmbito das comemorações de mais um aniversário da empresa.

Na ocasião, o governante defendeu a necessidade de uma clara separação entre as funções estratégicas, tácticas e operacionais nas empresas públicas, chamando a atenção para a correcta aplicação do Código Mineiro. “Não se trata apenas de uma questão teórica. A forma como definimos reconhecimento, prospecção e pesquisa tem impacto directo na execução dos trabalhos e nos resultados que alcançamos”, afirmou.

Por sua vez, o Presidente do Conselho de Administração da Endiama, destacou o crescimento sustentado da produção diamantífera, impulsionado por projectos estruturantes como Catoca e Luele. “A trajectória dos rendimentos demonstra claramente o impacto positivo das reformas implementadas, em 2025, a produção atingiu cerca de 15 milhões de quilates, com vendas superiores a 17 milhões, gerando uma receita de um milhão setecentos e noventa mil dólares norte-americanos, sendo para nós um balanço positivo”, explicou Ganga Júnior.

Fonte: GTICI
Governo 15-01-2026
ESTUDANTE ANGOLANO DESTACA-SE NO REINO UNIDO AO CONCLUIR MESTRADO COM DISTINÇÃO

O estudante angolano Dian Alberto Dasala, licenciado em Engenharia Química pelo Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC), concluiu com distinção o Mestrado em Engenharia Química Avançada na University of Strathclyde, no Reino Unido, alcançando a classificação de Master of Science with Distinction, a mais elevada atribuída por aquele programa académico.

Antigo membro do Quadro de Honra do ISPTEC, Dian Dasala construiu um percurso académico pautado pela excelência, dedicação e rigor científico, qualidades que, segundo a instituição angolana, foram determinantes para o seu desempenho de destaque no contexto internacional.

Em nota institucional, o ISPTEC refere que a sólida preparação académica proporcionada pela instituição contribuiu para que o estudante alcançasse o melhor weighted average do seu curso de mestrado, num ambiente académico caracterizado por elevados níveis de exigência.

A trajectória internacional do estudante foi igualmente marcada pela perseverança e capacidade de superação, tendo enfrentado desafios adicionais decorrentes da pandemia da Covid-19. Apesar das restrições impostas, Dian Dasala conseguiu manter um elevado desempenho académico, beneficiando de uma bolsa de estudos da Concordia Worldwide Education Ltd., atribuída em parceria com o Governo de Angola, que viabilizou a continuidade da sua formação no exterior.

Fonte: GTICI

mirempet.gov.ao Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás

DIAMANTINO PEDRO AZEVEDO



Entidades Tuteladas


Projectos Estruturantes


Eventos


NOV
20

XI REUNIÃO DO CONSELHO CONSULTIVO DO MIREMPET

20/11/2025 - 21/11/2025
AUG
26

Expo Catoca — 30 Anos

26/08/2025 - 28/08/2025
OCT
30

CONFERÊNCIA ANUAL DO CONTEÚDO LOCAL

30/10/2025 - 31/10/2025
AUG
09

O MIREMPET VAI PARTICIPAR NA FEIRA DOS MUNICÍPIOS E CIDADES DE ANGOLA 2025

09/08/2025 - 11/08/2025

Canais de Atendimento


Parceiros