Notícias


Clique para assistir o vídeo!

Factos da História do Sector Mineiro e Petrolífero contados em imagens

Governo 09-12-2025
CUANZA-SUL: MINISTRO AZEVEDO AVALIA AVANÇOS DO SECTOR

O Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás realizou a 8 de Dezembro, uma visita de trabalho à província do Cuanza-Sul, onde avaliou o andamento dos projectos do Sector, tendo na ocasião reunido e dialogado com as autoridades locais e empresários ligados à indústria extractiva e comercialização de derivados do petróleo.

Durante o encontro, Diamantino Azevedo reafirmou que o Executivo tem reforçado a proximidade entre o poder Central e o Local. “Nós visitamos regularmente as províncias, onde abordamos com os governos provinciais a situação do Sector. Não é a primeira vez que nos deslocamos ao Cuanza-Sul”, afirmou.

O governante explicou que o Ministério mantém presença activa no Cuanza-Sul, através de infra-estruturas como a Painel, o Terminal Oceânico do Porto Amboim, o Instituto Nacional de Petróleos (INP) e o Centro de Formação Marítima, além do novo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Sonangol, em fase de implementação.

Destacou ainda que aquela parte do território nacional possui “um potencial interessante em recursos minerais”, assinalando a produção de calcário e gesso, fundamentais para a fabricação de cimento, tendo mencionado também o crescimento da exploração de quartzo e a actividade diamantífera na região.

Em termos de recomendações, Diamantino Azevedo disse que “o foco permanece na consolidação dos projectos em curso e no acompanhamento rigoroso das actividades de prospecção e exploração mineral” que “são trabalhos que levam o seu tempo”. Acrescentando que “o Governo avalia a instalação de novas indústrias ligadas ao sector mineral”.

Sobre a inauguração do Centro de Pesquisa da Sonangol, o Ministro avançou que a previsão é de que aconteça no próximo ano. “O objecto social do centro foi alargado para energias renováveis, minerais críticos para a transição energética e biocombustíveis. Isso exige mais investimentos e mais infra-estrutura”, finalizou.

Fonte: GTICI
Governo 08-12-2025
GOVERNADOR DESTACA POTENCIAL DO CUANZA-SUL

O Governador do Cuanza-Sul recebeu esta segunda-feira, 8 de Dezembro, a delegação ministerial e empresarial chefiada pelo Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, tendo feito as honras da casa e sublinhado a importância da visita para a concertação, monitorização e acompanhamento das políticas públicas entre o Ministério e o Governo Provincial.

Narciso Benedito considerou o Cuanza-Sul uma província rica em capital humano e recursos naturais, afirmando que “é terra laboriosa e rica em recursos”. Acrescentou que o MIREMPET desempenha papel fundamental na captação de recursos para o Estado e destacou que o Cuanza-Sul está profundamente alinhado na implementação dos projectos previstos para o território.

O Governador referiu ainda que se pretende reforçar a coordenação com o Ministério e a Agência Nacional de Recursos Minerais (ANRM), garantindo conformidade na exploração dos recursos e eficiência na sustentabilidade das actividades.

Salientou que o Cuanza-Sul reúne condições para receber unidades de corte de rochas ornamentais, fábricas de cimento, de vidro, britagem industrial e outras iniciativas, permitindo a criação de empregos e o aumento da arrecadação fiscal.

Definiu a província como “viveiro da indústria petrolífera”, por possuir escolas de formação de capital humano e infraestruturas estratégicas como o Terminal Oceânico do Porto Amboim e a unidade industrial PAENAL, entre outras.

Ainda segundo Narciso Benedito, o Cuanza-Sul quer trabalhar afincadamente com o IRDP para estender a rede de postos de abastecimento de combustíveis e lubrificantes a todo o território da província, assim como garantir a distribuição de gás de cozinha. O Governador acrescentou que as empresas tuteladas devem reforçar o seu alinhamento em projectos de responsabilidade social ligados ao ambiente, à edificação de escolas e à construção de postos médicos.

Fonte: GTICI
Governo 08-12-2025
SECRETÁRIO DE ESTADO CONSIDERA CAPITAL HUMANO PRIORIDADE DO SECTOR MINEIRO

O pronunciamento do Secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jânio Corrêa Victor, foi proferido, esta segunda-feira, 8, na II Conferência Internacional sobre Liderança e Capital Humano, promovida pela Sociedade Mineira de Catoca, em Luanda.

Na sua apresentação, intitulada “O Estado e a promoção de um ambiente de estabilidade operacional e competitividade das empresas”, sublinhou que nenhuma estratégia de crescimento sustentável pode ser bem-sucedida sem investimento consistente nas pessoas e o capital humano está no centro das prioridades do Executivo.

Durante a intervenção, o governante fez uma breve retrospectiva das reformas no sector mineiro desde 2017, recordando que o Governo, sob a liderança do Presidente da República, João Lourenço, tem promovido mudanças estruturais para fortalecer a competitividade das empresas, garantir estabilidade regulatória e criar condições favoráveis ao investimento.

Jânio Corrêa Victor realçou a importância da informação geológica como base essencial para o desenvolvimento do sector, destacando o contributo do Plano Nacional de Geologia (PLANAGEO). “A informação geológica é o ponto de partida. A partir dela, construímos políticas, definimos prioridades e delineamos o futuro da indústria mineira”, afirmou.

O Secretário de Estado recordou ainda que Angola dispõe de um quadro jurídico sólido, com o Código Mineiro em vigor desde 2012, actualizado para responder às necessidades do mercado, reduzindo a burocracia, reforçando a fiscalização e garantindo melhores condições de investimento.

Ao abordar o PDN 2023–2027, destacou que o Sector tem metas claras dependentes de três pilares fundamentais: capital humano, infra-estruturas estratégicas e conteúdo local. “O factor mais importante para o desenvolvimento de qualquer nação é transformar riqueza mineral em desenvolvimento humano. Queremos que todos os cidadãos beneficiem do grande e extraordinário potencial que o nosso país possui”, concluiu.

A conferência também debateu temas como liderança como factor de competitividade no sector mineral e liderança como pilar da gestão do capital humano no século XXI.

Fonte: GTICI
Governo 08-12-2025
MINISTRO DESTACA PAPEL DO INP NA FORMAÇÃO DE QUADROS

No encontro com o Governo Provincial do Cuanza-Sul, realizado esta segunda-feira, 8 de Dezembro, na cidade do Sumbe, o Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás sublinhou a importância da formação técnica e da concertação institucional para o desenvolvimento do Sector.

Diamantino Azevedo destacou que o Instituto Nacional de Petróleos (INP) tem formado bons técnicos para o sector mineiro e petrolífero, afirmando que “é um orgulho para a província”.

Referindo-se à estratégia ministerial, disse que o sector é conduzido com pragmatismo: “Somos muito pragmáticos. O sector tem objectivos, metas e acções no qual recai o foco da nossa actividade pelo país”.

O IGEO, por via do seu PCA, José Manuel, procedeu a apresentação do Contexto Geológico da província que considerou de "abençoada em termos de ocorrência de recursos minerais", onde o destaque vai para ouro, prata, diamantes, ferro, manganês, quartzo, argilas, calcário, gesso, laterites e outros.

O administrador da Agência Nacional de Recursos Minerais (ANRM), Lucombo Pedro, informou que no Cuanza-Sul foram atribuídos 56 títulos e alvarás para prospecção e mineração, com destaque para 13 concessões de diamantes e 19 de quartzo.

O administrador da Endiama, Teófilo Chifunga, apresentou os projectos em curso, referindo os que estão em produção, como o Mucuanza, os que se encontram em reestruturação, como Helena Malanje e Mui, e os que estão em promoção, como Muriege e Quitúbia. Acrescentou que cinco projectos semi-industriais estão em produção, empregando perto de 770 colaboradores. Sublinhou ainda que “a província tem um potencial muito grande que precisa de ser alavancado com investimentos do empresariado local e de outras latitudes”.

Por sua vez, o representante da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), Paulo Silva, destacou que o Cuanza-Sul faz parte da bacia do Cuanza, com oito blocos marítimos e seis terrestres, acrescentando que “tem sido trabalho de recolha de amostras para determinar o potencial petrolífero da província”.

O Director-Geral do Instituto Regulador de Derivados de Petróleo (IRDP), Luís Fernandes, apresentou as oportunidades de investimento no downstream da indústria petrolífera, sobretudo na cadeia de distribuição de derivados de petróleo e gás. Informou que a província dispõe de capacidade de armazenamento de 36 mil m³ de derivados de petróleo e 224 m³ de gás. De um total de 54 postos de abastecimento, 42 estão em funcionamento, o que, segundo o responsável, “abre oportunidade para mais investimentos” em redes de gás, fábricas de lubrificantes, produção e requalificação de garrafas de gás, bem como novos postos de combustíveis, sobretudo nos municípios onde ainda inexistem.

Fonte: GTICI

mirempet.gov.ao Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás

DIAMANTINO PEDRO AZEVEDO



Entidades Tuteladas


Projectos Estruturantes


Eventos


NOV
20

XI REUNIÃO DO CONSELHO CONSULTIVO DO MIREMPET

20/11/2025 - 21/11/2025
AUG
26

Expo Catoca — 30 Anos

26/08/2025 - 28/08/2025
OCT
30

CONFERÊNCIA ANUAL DO CONTEÚDO LOCAL

30/10/2025 - 31/10/2025
AUG
09

O MIREMPET VAI PARTICIPAR NA FEIRA DOS MUNICÍPIOS E CIDADES DE ANGOLA 2025

09/08/2025 - 11/08/2025

Canais de Atendimento


Parceiros