Notícias



Clique para assistir o vídeo!

Factos da História do Sector Mineiro e Petrolífero contados em imagens

Governo 13-01-2026
REFINARIA DO LOBITO VAI GARANTIR AUTONOMIA ENERGÉTICA

O ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, afirmou esta terça-feira, 13, que a presença do Presidente da República, João Lourenço, nas obras da Refinaria do Lobito traduz a "atenção direta e pessoal" que o chefe de Estado dedica aos grandes projectos económicos do país. O ministro sublinhou ainda que a refinaria se insere numa "visão estratégica de médio e longo prazo do sector petrolífero para criar autonomia energética" para Angola.

O governador de Benguela, Manuel Nunes Júnior, deu as boas-vindas ao Presidente e considerou a sua deslocação um "gesto político de grande significado" que honra a província e fortifica o "sentimento de pertença nacional". Classificou a refinaria como um "investimento de dimensão histórica" que trará mais oportunidades para os jovens, mais rendimentos para as famílias e dinamizará o empreendedorismo local.

A Refinaria do Lobito é um projeto com capacidade para processar 200.000 barris de petróleo por dia, utilizando tecnologia moderna e flexível licenciada por empresas internacionais de referência.

Produzirá principalmente gasóleo, gasolina, combustível de aviação (Jet A1), além de GPL, gás para auto-consumo energético e enxofre para uso industrial, assegurando eficiência, qualidade e sustentabilidade ambiental. A entrada em operação será faseada: a primeira fase, em 2027, permitirá a produção de nafta, GPL, Jet A1, gasóleo e fuelóleo. A conclusão total do projecto, em 2029, acrescentará a produção de gasolina e enxofre granulado.

O projecto inclui infra-estruturas logísticas completas, como monoboia offshore, terminal marítimo, tancagem, geração própria de energia e um sistema robusto de captação e tratamento de água, garantindo autonomia operacional e condições para futuras indústrias petroquímicas.

Fonte: GTICI
Governo 12-01-2026
PRESIDENTE JOÃO LOURENÇO VISITA REFINARIA DO LOBITO

Os serviços de comunicação da Presidência da República anunciaram, esta noite, que o Presidente João Lourenço efectuará uma visita de trabalho, esta terça-feira, 13 de Janeiro, às obras da Refinaria do Lobito, um investimento estratégico de capital importância para o desenvolvimento económico do país.

No terreno, em Benguela, o Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, encontra-se já a coordenar os preparativos para a recepção do mais alto mandatário. O governante constatou os pormenores da agenda e conferiu o ponto de situação das obras, tendo afirmado que, "até agora, tudo decorre como previsto".

A futura infra-estrutura, com uma capacidade de processamento de 200 mil barris de petróleo por dia, está prevista para iniciar a sua produção em 2027, colocando no mercado produtos essenciais como fuel oil, Jet 1, gasóleo, GPL e nafta. O investimento total no projecto ascende a 6,27 mil milhões de dólares norte-americanos, com conclusão global marcada para 2029, tendo já sido aplicados 1,4 mil milhões de dólares do capex previsto.

O empreendimento constitui já uma importante fonte de emprego, mobilizando 2.727 colaboradores directos em Angola, dos quais 1.204 são mão-de-obra local. A dimensão internacional do projecto reflecte-se ainda em postos de trabalho criados na cadeia de fornecimento global, com 677 colaboradores na China, 50 nos Estados Unidos, 29 na Índia e 25 no Líbano.

Paralelamente, a cerca de 20 quilómetros da futura Refinaria, avança uma obra de engenharia civil crucial. A jusante da barragem de Lomaum, o sistema captará água do Rio Catumbela, bombeando 400 litros por segundo para garantir a autonomia hídrica do complexo. As obras decorrem a bom ritmo, com previsão de que "o líquido chegará à refinaria em Junho deste ano".

A visita do Presidente da República sublinha a prioridade nacional atribuída a este empreendimento estruturante, que visa reforçar a autonomia energética, fomentar a exportação de derivados e dinamizar a economia e o emprego, consolidando a cadeia de valor nacional do petróleo.

Fonte: GTICI
Governo 12-01-2026
ISPTEC RECONHECE PAPEL DO MIREMPET NA IMPLEMENTAÇÃO DO MIT ÁFRICA

O Presidente do Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC) reconheceu, esta segunda-feira, 12, o empenho do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (MIREMPET) na concretização da cooperação académica e científica com o Massachusetts Institute of Technology (MIT), no âmbito da iniciativa MIT África.

João Fernando Manuel, sublinhou que o envolvimento do MIREMPET foi fundamental para o sucesso das negociações que culminaram na implementação dos programas Global Classroom e Global Teaching Labs. “Valeu a pena todo o esforço desenvolvido pelo MIREMPET e pela Sonangol na busca desta parceria com uma das mais prestigiadas instituições de ensino e investigação do mundo”, afirmou o responsável.

O Global Classroom inclui sessões diárias com interacção directa entre estudantes do ISPTEC, da Universidade Agostinho Neto (UAN), Universidade Privada de Angola (UPRA), e investigadores do Centro Nacional de Investigação Científica (CNIC) e do MIT, com a duração de três semanas, enquanto o Global Teaching Labs vai durante quatro semanas privilegiar a componente prática e laboratorial.

A Directora, docente e fundadora do Space Enabled Research Group do MIT destacou o trabalho conjunto desenvolvido com instituições angolanas, particularmente na monitorização da seca no sul de Angola. “Estamos a ensinar os estudantes a monitorizar a seca utilizando satélites e desenhar códigos para sistemas espaciais”, enfatizou Danielle Wood.

Por sua vez, a Directora dos Laboratórios, Kátia Gabriel, considerou que a parceria com o MIT representa um avanço significativo para a instituição e reforça de forma expressiva a capacidade académica e científica do ISPTEC.

Já o estudante de Engenharia, Rogério da Silva, destacou a vertente prática do conhecimento adquirido no âmbito do programa. “Estamos a trabalhar com dados de satélite para estudar energias renováveis e apoiar comunidades, contribuindo para que o país reduza a dependência das importações e aumente a produção nacional”, explicou.

Fonte: GTICI
Governo 12-01-2026
PARCERIA ENTRE ISPTEC E MIT PROMOVE GEOTURISMO EDUCATIVO

No quadro do programa de intercâmbio académico e científico promovido pelo Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (MIREMPET), o Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC) e o Massachusetts Institute of Technology (MIT) realizaram em Luanda, no dia 10 de Janeiro, uma actividade de geoturismo educativo.

A iniciativa denominada field trip, transformou o emblemático destino turístico do Miradouro da Lua, em um laboratório natural de Ciências e Sustentabilidade, acolhendo uma aula ao ar livre dedicada à análise das formações geológicas da Bacia Sedimentar do Kwanza Onshore, que abrange esta zona particular da capital angolana.

A sessão foi ministrada pelo Professor Doutor Cirilo Cauxeiro, Vice-Presidente do ISPTEC, que abordou, entre outros temas, a abertura do Oceano Atlântico, a evolução da Bacia do Kwanza, os processos de sedimentação, bem como os mecanismos de soerguimento (uplift) e de erosão responsáveis pela paisagem singular do Miradouro da Lua, consolidando o local como um espaço privilegiado de aprendizagem científica aplicada.

O programa integrou igualmente jogos pedagógicos sobre as alterações climáticas, conduzidos por Marco Romero e Marco Paulo [voluntários do PMI Angola Chapter e gestores do projecto “Goes to Space”], que dinamizaram actividades interactivas centradas na erosão dos solos, na vulnerabilidade costeira, nos eventos climáticos extremos e nos desafios globais da sustentabilidade.

Fonte: GTICI

mirempet.gov.ao Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás

DIAMANTINO PEDRO AZEVEDO



Entidades Tuteladas


Projectos Estruturantes


Eventos


NOV
20

XI REUNIÃO DO CONSELHO CONSULTIVO DO MIREMPET

20/11/2025 - 21/11/2025
AUG
26

Expo Catoca — 30 Anos

26/08/2025 - 28/08/2025
OCT
30

CONFERÊNCIA ANUAL DO CONTEÚDO LOCAL

30/10/2025 - 31/10/2025
AUG
09

O MIREMPET VAI PARTICIPAR NA FEIRA DOS MUNICÍPIOS E CIDADES DE ANGOLA 2025

09/08/2025 - 11/08/2025

Canais de Atendimento


Parceiros