Notícias


Clique para assistir o vídeo!

Anúncio da inauguração do Centro de Formação de Perfuração, Completação e Controlo de Poços (Well Control)

Governo 11-07-2025
MIREMPET LANÇA AIMC 2025

O lançamento oficial da Conferência Internacional de Minas de Angola (AIMC 2025), que acontece nos dias 22 e 23 de Outubro deste ano, em Luanda, foi feito a 10 de Julho, pelo Ministro dos Recursos Minerais Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo.

A AIMC vai decorrer sob o lema “Reforçar as Oportunidades de Investimento Mineiro a Nível Global em Angola”, no âmbito do PDN 2023-2027, com o objectivo de atrair investimentos estratégicos, fortalecer a indústria extractiva e consolidar o papel do país na agenda global da mineração sustentável e promover Angola como destino estratégico de investimento mineiro.

No seu pronunciamento, o Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás referiu que o MIREMPET pretende fazer da AIMC a maior plataforma de promoção do sector mineiro angolano, atrair investimentos e elevar a competitividade da indústria mineira nacional.

“Acreditamos que a AIMC se tornará uma marca de prestígio internacional e um ponto de viragem na história da mineração em Angola. Juntos podemos construir um futuro melhor para o Sector, parpara o nosso país e para toda a população angolana”, ressaltou o governante.

Por sua vez, o PCA da Agência Nacional de Recursos Minerais (ANRM) disse que vê a Conferência como um instrumento de fortalecimento da indústria extractiva angolana, reafirmando o empenho da Agência no sucesso do evento e na diversificação da economia. Jacinto Rocha referiu que a expectativa é de que o evento atraia investidores nacionais e estrangeiros e espera que mais instituições a se envolvem na construção de uma mineração robusta e sustentável.

Na ocasião, Paul Sinclair, CEO da Sankofa Group - da empresa co-organizadora do AIMC - destacou que a iniciativa visa posicionar Angola como destino global no sector mineiro, além do petróleo e diamantes. Garantiu que a Sankofa Group compromete-se em aplicar a sua experiência internacional na organização da AIMC.

Fonte: MIREMPET
Governo 11-07-2025
ANGOLA ALCANÇA PRODUÇÃO HISTÓRICA DE DIAMANTES E PROJECTA AVANÇO EM OUTROS MINERAIS

A informação foi prestada pelo Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, à margem da cerimónia de lançamento da Conferência Internacional de Minas de Angola, que aconteceu a 10 de Julho, em Luanda.

Diamantino Azevedo destacou que, em 2024, o país atingiu a maior produção de diamantes da sua história, ultrapassando os 14 milhões de quilates, meta estabelecida no início do segundo mandato do Presidente João Lourenço.

"Mesmo com os desafios provocados pela queda do preço dos diamantes e pela concorrência dos diamantes sintéticos, conseguimos atingir um marco histórico na produção diamantífera", ressaltou o Ministro, sublinhando que o Sector se mantém resiliente.

Entre os avanços referidos, o governante mencionou o início da produção de cobre, na província do Uíge - a primeira vez que Angola irá explorar este recurso desde a independência -, a aposta em novos projectos mineiros, como o de nióbio, e "o ritmo positivo" na produção de mármores, granitos, minério de ferro e manganês.

Durante a entrevista, o governante reconheceu que a produção de ouro ainda não atingiu os níveis desejados, mas assegurou que há várias empresas em fase de prospecção e que o cenário deverá melhorar nos próximos anos. Diamantino Azevedo anunciou ainda que estão em curso medidas de valorização dos recursos minerais, como a proibição da exportação de quartzo bruto, promovendo a sua transformação local.

“Já temos uma fábrica de transformação em funcionamento. Isso é fundamental para agregar valor e criar mais empregos”, explicou.

Ao ser questionado sobre os efeitos sociais da mineração, o Titular do Sector destacou a geração de empregos indirectos e o estímulo à cadeia de fornecimento e serviços logísticos. "Muitas vezes olhamos apenas para os indicadores principais, mas a mineração também impulsiona a economia em várias frentes, desde a venda de equipamentos até os serviços de alimentação", afirmou.

Por fim, o Ministro reconheceu a volatilidade dos mercados internacionais, mas reforçou a confiança na sustentabilidade do sector. "Estamos numa indústria sujeita a variações de preço, mas estamos preparados para garantir a continuidade e o crescimento."

Fonte: MIREMPET

mirempet.gov.ao Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás

DIAMANTINO PEDRO AZEVEDO



Entidades Tuteladas


Projectos Estruturantes


Eventos


JUL
11

Inauguração do Centro de Formação de Perfuração, Completação e Controlo de Poços (Well Control) , adstrito ao Instituto Nacional de Petróleos

11/07/2025 - 11/07/2025
JUL
10

Lançamento Oficial da AIMC

10/07/2025 - 10/07/2025

Canais de Atendimento


Parceiros