Zaire, 27 de Novembro/2025. _ Está inaugurada, pelo Presidente da República, João Lourenço, a primeira fábrica de tratamento de gás não associado em Angola.
Erguida no município do Soyo, o empreendimento está avaliado em cerca de 4 mil milhões de dólares e foi desenvolvido pelo Novo Consórcio de Gás (NCG).
Na ocasião, o governador do Zaire, Adriano Mendes de Carvalho, considerou a infra‑estrutura “um pilar essencial para a diversificação das energias em Angola” e destacou que o projecto tem gerado oportunidades de formação profissional, aumentando a mão‑de‑obra qualificada na província e no país.
O CEO da Azule Energy, Adriano Mongini, sublinhou que a fábrica “visa garantir um futuro energético melhor”, permitindo processar 400 milhões de pés cúbicos por dia e alimentar a Angola LNG com recursos excedentários. Referiu ainda que a plataforma Quiluma, construída no Ambriz, é “o maior exemplo de conteúdo local”, acrescentando que o projecto proporcionará empregos directos e indirectos até 2043.
Por sua vez, o Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, manifestou “enorme satisfação” pela concretização do empreendimento seis meses antes do prazo previsto. Recordou que, em 2018, com a chamada Lei do Gás, Angola passou a dispor de um regime fiscal atractivo que permitiu investimentos no segmento não associado ao petróleo. O governante afirmou que “hoje abrimos uma nova página na história energética do nosso país”, reforçando que o investimento é testemunho da força de Angola, do talento dos seus quadros e da confiança dos parceiros envolvidos.