• INAUGURADA PRIMEIRA MINA DE COBRE EM ANGOLA


    O Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, inaugurou na manhã desta quarta-feira, 29, a Mina de Cobre de Tetelo, na localidade de Maquela do Zombo, província do Uíge. O projecto é implementado pela empresa Shining Star Icarus (SU), Limitada e representa um investimento de 305 milhões de dólares norte-americanos.

    A mina possui uma capacidade de produção de 4.000 toneladas por dia, com uma taxa de recuperação de cobre de 92 por cento e teor de 35 por cento no concentrado final. Mais de 1.500 trabalhadores já foram envolvidos na fase de construção, sendo a maioria jovens angolanos da região. No pico da operação, estima-se que o número de empregos directos possa atingir entre 2.500 e 3.000 postos de trabalho.

    No seu discurso, o Ministro declarou que a província do Uíge entra para a história como terra do cobre, com Maquela do Zombo como epicentro de um novo ciclo de desenvolvimento industrial, económico e social para o país.

    “Angola assume que não quer ser apenas um exportador de matéria-prima. Afirmo com clareza e responsabilidade que quando as reservas e a escala operacional o justificarem, Angola avaliará a instalação, em território nacional, de capacidade de transformação e refinação do cobre. Isto significará a criação de valor aqui, emprego aqui e riqueza em Angola”.

    O governante disse que a Mina de Tetelo insere-se num plano estratégico mais amplo, que inclui prospecções em curso nas províncias do Moxico, Huíla, Cuanza Sul, Cuando Cubango, Namibe, Huambo e Cabinda, posicionando Angola no Arco Lufiliano, um dos maiores cinturões de cobre do mundo.

    A inauguração ocorre às vésperas da celebração dos 50 anos de independência nacional, sendo considerada pelo Ministro como símbolo de uma nova forma de independência, nomeadamente a “independência produtiva, económica e tecnológica”.