• ADPA REAFIRMA COMPROMISSO COM PROCESSO KIMBERLEY


    A Associação dos Países Produtores de Diamantes Africanos (ADPA), com sede em Luanda, reafirmou a 6 de Janeiro, o seu compromisso contínuo com o Processo Kimberley (KP).

    Em comunicado oficial onde parabeniza a República da Índia pela sua eleição como novo Presidente do PK, a ADPA destaca que os seus Estados-membros estão plenamente disponíveis para cooperar com a nova presidência, com vista ao reforço deste mecanismo enquanto instrumento global de regulação do comércio de diamantes brutos.

    “A ADPA reafirma o seu apoio incondicional ao PK, reconhecido pelas Nações Unidas como o único sistema universal de certificação de diamantes, sustentado nos três pilares fundamentais: Governos, Indústria e Sociedade Civil”, lê-se na nota.

    O comunicado esclarece ainda que o denominado African Diamond Council (ADC) não possui qualquer afiliação com a ADPA, “não é reconhecido pelos governos africanos membros e não está autorizado a utilizar os seus símbolos oficiais”.

    Fundada em 2006, através da Declaração de Luanda, a ADPA congrega países africanos produtores de diamantes com o objectivo de defender interesses comuns, promover a transparência, a valorização e a agregação de valor aos diamantes africanos no mercado internacional.