Notícias


Clique para assistir o vídeo!

Intervenção do Ministro Diamantino Azevedo, na Gala do Prémio Catota de Jornalismo,17.04.25

Governo 08-05-2025
ANGOLA E REINO UNIDO AVALIAM PARCERIAS EM MINERAÇÃO E FORMAÇÃO DE QUADROS

**O Secretário de Estado para o Petróleo e Gás, José Barroso, recebeu, em audiência, esta quinta-feira, 8, o enviado do Comércio do Governo Britânico, Calvin Bailey, o Embaixador do Reino Unido em Angola, Bharat Joshi e o Director Nacional do Departamento de Comércio e Investimentos, Hélder Sampaio, para discutir oportunidades de colaboração entre Angola e o Reino Unido.**

De acordo com o Director Nacional dos Recursos Minerais, presente no encontro, foram abordados aspectos ligados a oportunidades de investimento no Corredor do Lobito, com destaque para iniciativas que possam impactar positivamente a situação económica e social das comunidades locais. Paulo Tanganha disse também que foram igualmente analisados assuntos atinentes à cooperação académica, a partir de instituições britânicas como a Camborne School of Mines (CSM) e University of Aberdeen, reconhecidas pela formação de profissionais especializados em mineração e em actividade geológica e mineira no fundo do mar, respectivamente.

“Para nós, é de grande valia, não apenas pela formação técnica dos nossos quadros, mas também pela necessidade de rever as questões legais que regulamentam a actividade mineira onshore no nosso país”, afirmou o responsável, acrescentando que, durante o encontro, os representantes britânicos expressaram interesse em colaborar na modernização do Caminho de Ferro de Moçâmedes (CFM) e no desenvolvimento de um procjeto de hidrogénio verde, em parceria com o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Energias Sustentáveis (CPD) da Sonangol no Cuanza-Sul.

Fonte: MIREMPET
Governo 08-05-2025
HISTÓRIA DO PETRÓLEO DE ANGOLA APRESENTADA NO MIREMPET

A obra, da autoria de José Rebelo e António Pinho, detalha as várias etapas, desde os primórdios até à primeira descoberta de petróleo, em 1955, no Benfica, em Luanda.

De acordo com Marcelo Ribeiro, que apresentou a livro, esta quinta-feira, 8, no Auditório Albina Assis, a ideia surgiu da curiosidade dos dois especialistas que vivenciaram o grande desenvolvimento da actividade petrolífera em Angola, a partir do início do ano 1960.

A base da pesquisa foram os arquivos dispersos e relatórios técnicos encontrados no Instituto de Investigação Científica de Angola, nos "Arquivos de Angola" (Compilação e publicação em Angola nos anos de 1960), bem como estudos e relatórios da Sinclair, empresa de petróleo americana que foi operadora em nome da Companhia do Petróleo de Angola, no início do século XX.

"Vasculhamos velhos documentos, fomos impelidos a querer saber mais no nevoeiro que cobre o passado de Angola e da África Subsariana até à primeira metade do século XX", referiu o co-autor.

No seu pronunciamento, o Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás considerou os autores como "testemunhas e protagonistas de um sector que moldou a história económica, social e política de Angola".

Diamantino Azevedo reconheceu o valor histórico e pedagógico da obra, afirmando que o livro é mais do que um registo, é um legado, uma obra de referência que dignifica o conhecimento e enriquece o debate sobre o desenvolvimento do nosso sector e do nosso País.

"Valorizemos este livro. Que ele inspire debates, políticas públicas e vocações futuras. Porque só quem conhece o seu passado tem condições objectivas para transformar o seu destino", apelou o governante.

Ana Rebelo, filha de José Rebelo, disse, na ocasião, que a obra teve uma forte recepção. “O livro, em Portugal, teve algum interesse, mas não tanto como em Angola, onde as pessoas, de facto, estão interessadas em saber dos primeiros passos da indústria extractiva.”

O acto foi testemunhado por funcionários e representantes de empresas do sector.

Fonte: MIREMPET

Entidades Tuteladas


ANPG
A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, abreviadamente por “ANPG”, foi criada em 2019 por via... ...Ler mais
ANRM
Agência Nacional dos Recursos Minerais (ANRM), como o órgão público de promoção, regulação, fiscalização,... ...Ler mais
Sonangol E.P.
A Sonangol — Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola, E.P. — é a empresa estatal angolana do ramo... ...Ler mais
ENDIAMA E.P.
A ENDIAMA E.P, é a Empresa Nacional de Diamantes de Angola vocacionada ao exercício da Prospecção,... ...Ler mais

Projectos Estruturantes


Pólo de Desenvolvimento de Rochas Ornamentais do Namibe
O Pólo de Desenvolvimento de Rochas Ornamentais do Namibe é um projecto promovido pelo MIREMPET, onde se... ...Ler mais
Exploração de Cobre de Mavoio-Tetelo
Promovido pela empresa Shinnig Star Icarus, está localizado entre as províncias do Uíge e do Zaire,... ...Ler mais
Projecto de Produção de Amónia e Uréia
O Projecto de Produção de Amónia e Uréia está a ser implementado no Município do Soyo, na província do Zaire,... ...Ler mais
TERMINAL OCEÂNICO DA BARRA DO DANDE (TOBD)
Com a capacidade de armazenagem inicial de 582 mil m³ de combustíveis líquidos e gasosos, que permitirá, em... ...Ler mais

mirempet.gov.ao Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás

DIAMANTINO PEDRO AZEVEDO



Parceiros