HISTÓRIA DO PETRÓLEO DE ANGOLA APRESENTADA NO MIREMPET
A obra, da autoria de José Rebelo e António Pinho, detalha as várias etapas, desde os primórdios até à primeira descoberta de petróleo, em 1955, no Benfica, em Luanda.
De acordo com Marcelo Ribeiro, que apresentou a livro, esta quinta-feira, 8, no Auditório Albina Assis, a ideia surgiu da curiosidade dos dois especialistas que vivenciaram o grande desenvolvimento da actividade petrolífera em Angola, a partir do início do ano 1960.
A base da pesquisa foram os arquivos dispersos e relatórios técnicos encontrados no Instituto de Investigação Científica de Angola, nos "Arquivos de Angola" (Compilação e publicação em Angola nos anos de 1960), bem como estudos e relatórios da Sinclair, empresa de petróleo americana que foi operadora em nome da Companhia do Petróleo de Angola, no início do século XX.
"Vasculhamos velhos documentos, fomos impelidos a querer saber mais no nevoeiro que cobre o passado de Angola e da África Subsariana até à primeira metade do século XX", referiu o co-autor.
No seu pronunciamento, o Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás considerou os autores como "testemunhas e protagonistas de um sector que moldou a história económica, social e política de Angola".
Diamantino Azevedo reconheceu o valor histórico e pedagógico da obra, afirmando que o livro é mais do que um registo, é um legado, uma obra de referência que dignifica o conhecimento e enriquece o debate sobre o desenvolvimento do nosso sector e do nosso País.
"Valorizemos este livro. Que ele inspire debates, políticas públicas e vocações futuras. Porque só quem conhece o seu passado tem condições objectivas para transformar o seu destino", apelou o governante.
Ana Rebelo, filha de José Rebelo, disse, na ocasião, que a obra teve uma forte recepção. “O livro, em Portugal, teve algum interesse, mas não tanto como em Angola, onde as pessoas, de facto, estão interessadas em saber dos primeiros passos da indústria extractiva.”
O acto foi testemunhado por funcionários e representantes de empresas do sector.