mirempet.gov.ao
O desafio foi lançado em 21/10/2020, pelo Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, durante um encontro que juntou responsáveis máximos das empresas públicas SODIAM e ENDIAMA, bem como o consultor internacional Peter Meeus, contratado para auxiliar na criação de condições para a criação e instalação da Bolsa de Diamantes de Angola.

Segundo o Ministro Diamantino Azevedo, "É desafio do Sector que dirige que a Bolsa inicie experimentalmente, mesmo que em instalações provisórias, em finais de 2021", tendo acrescentado que os trabalhos preliminares decorrem a bom passo.

Por seu turno, Peter Meeus que lidera o Grupo Técnico para a definição da Estrutura Organizacional e Gestão da Bolsa, comprometeu-se em tudo fazer para que ela seja realidade nos marcos propostos.

A bolsa existente no Dubai surge como um dos modelos a seguir para a introdução da bolsa de diamantes em Angola, pelo que foi contratado Peter Meeus que já foi Presidente Honorário e Director Administrativo da Bolsa de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

O Modelo de Governação do Sector Mineiro, aprovado pelo Decreto Presidencial nº 143/20 de 26 de Maio tem no final do Organograma, e dependente da SODIAM-EP, a Bolsa de Diamantes.