mirempet.gov.ao
Intenção de a Gemcorp avançar para a construção da refinaria de Cabinda foi fechada na quinta-feira, 29 de outubro, dia em que se realizou uma consulta pública sobre o projecto.
 
Espera-se que durante a primeira fase do projeto, que deverá custar 220 milhões de dólares (189 milhões de euros ao câmbio atual) esteja prevista a produção de 30.000 barris diários.

Com a segunda e terceira fase do projeto, cujo desenvolvimento totalizará 700 milhões de dólares (600 milhões de euros), a capacidade de refinação aumentará em 30.000 barris diários, para 60.000 barris de crude por dia.

O  projecto abrangerá uma área total de 313 hectares, mas na primeira fase ocupará apenas 30 hectares. O terreno situa-se a cerca de 3,8 quilómetros da aldeia mais próxima (Malembo).

Com este projeto a Sonangol espera que sejam criados "aproximadamente 2.000 empregos diretos e indiretos para a comunidade".

A Refinaria de Cabinda será construída em três fases, sendo que se prevê o arranque da primeira fase, no primeiro trimestre de 2022, "altura em que a Refinaria de Cabinda já estará em condições de cobrir a demanda de combustíveis no país", diz uma nota sobre a consulta pública realizada na quinta-feira.