O Secretário de Estado para Recursos Minerais, Jânio Corrêa Victor participou de 26 a 27. 11, da FACETS 2024: Antwerp World Diamond Centre, a bolsa de valores de diamantes mais antiga do mundo, localizada no coração de Antuérpia/Bélgica, que abordou o futuro da indústria de diamantes.
No evento, durante dois dias, líderes da indústria diamantífera e políticos discutiram o estado actual da indústria, desafios como práticas de mineração em evolução, adaptabilidade de comerciantes intermediários, dificuldades, marcas e o foco crescente em sustentabilidade e transparência.
Na ocasião, o Secretário de Estado afirmou que, "Angola é reconhecida como um dos maiores produtores de diamantes de alta qualidade a nível mundial, com reservas inesploráveis que oferecem oportunidades de investimentos e produção a longo prazo, este potencial coloca o país numa posição única e privilegiada para torna-se num futuro próximo, um dos líderes no mercado global”.
Com a realização desta conferência, da parte de Angola espera-se, mais aposta em tendências globais como avanços tecnológicos e desafios para indústria diamantífera, formas de integração dos mercados emergentes para sustentabilidade social e ambiental.
Jânio Corrêa Victor, disse que Angola encontra-se perante desafios de produção de projectos mineiros para impulsionar a produção diversificada de produtos minerais e garantir o desenvolvimento sustentável, sendo este uma das tarefas constantes do plano do MIREMPET 23/27, e importante instrumento do Executivo angolano.
O ambiente favorável para investimento no sector mineiro em Angola, promovido em tem atraído empresas de renome internacional, como a Debeers, Angloamerica, Rio Tinto e outras empresas juniores.
Por mais de 577 anos, Antuérpia tem sido um centro importante para discussões globais da indústria diamantífera. Após duas conferências FACETS bem-sucedidas em Antuérpia, Bélgica, e Gaborone, Botswana, aconteceu, a terceira conferência, FACETS 2024 de 26 a 27 de Novembro de 2024, novamente, em Antuérpia, Bélgica.