mirempet.gov.ao
Petróleo e Gás
05 Março de 2023

SEPG PARTICIPA NA CERAWEEK 2023

Uma das maiores feiras de óleo e gás do mundo, decorre em Houston, EUA.

O Secretário de Estado para o Petróleo e Gás, José Alexandre Barroso, participa, de 06 a 10 de Março deste ano, na Ceraweek 2023, uma das maiores feiras de óleo e gás do mundo, a decorrer em Houston, EUA, onde os principais líderes de pensamento, formuladores de políticas, executivos de energia, finanças, tecnologia e indústria vão estar envolvidos para partilha de conhecimento e criação de conexões.

O governante que chefia a delegação angolana, em representação do Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, disse que a participação de Angola vai traduzir-se numa "oportunidade de mostrar o que está a ser feito, principalmente em termos de produção e exploração de petróleo e gás, respeitando as questões climáticas, bem como convencer as instituições financeiras a participarem no esforço de desenvolvimento da indústria petrolífera no país". 

O governante explicou ainda que, na Ceraweek 2023, vai tratar de três aspectos, nomeadamente económico, tecnológico e ambiental. "A
questão da transição energética tem sido muito difícil para países como Angola, que dependem muito do petróleo e gás para suportarem a sua economia, encontrar os devidos financiamentos. Esta é a oportunidade de estarmos com instituições financeiras e conversarmos sobre o futuro da nossa indústria e de percebermos como os produtores de petróleo e empresas de serviços e instituições ligadas ao ambiente podem trabalhar juntos para a segurança energética”, realçou. 

O evento, que conta com a participação de mais de 7 mil delegados provenientes de 80 países, acontece numa altura em que a indústria global de energia enfrenta incertezas e mudanças, impulsionadas pelos efeitos da pandemia global, geopolítica e uma guerra com o envolvimento de uma das maiores potências energéticas do mundo, visa também projectar os sistemas de energia do mundo para um futuro com menos carbono, para além da busca de soluções em como a indústria vai navegar na turbulência e liderar a transição para um futuro sustentável, abundante e acessível.

Integram a delegação de Angola o PCA da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), Paulino Jerónimo, e funcionários seniores do Sector de Petróleo e Gás. 


Voltar