mirempet.gov.ao
MIREMPET
27 Janeiro de 2023

REFINARIA DE CABINDA PODE ARRANCAR EM DEZEMBRO DE 2023

Marcus Weyll informou que as obras da primeira fase registam 26 por cento de execução física e 100 por cento da componente financeira.

A primeira fase das obras de construção da Refinaria de Cabinda deve terminar em Dezembro deste ano, segundo Marcus Weyll o director-geral da empresa implementadora do projecto.

A informação foi prestada sexta-feira, 27.01.23, em conferência de imprensa, em Cabinda, durante a visita do Ministro dos Recursos Minerais Petróleo e Gás, Governadora de Cabinda, Jornalistas e diversos actores sociais da província.

 

Marcus Weyll informou que as obras da primeira fase registam 26 por cento de execução física e 100 por cento da componente financeira. Acrescentou que todos os equipamentos da Refinaria "já se encontram na Planície de Malembo (local da implantação do projecto), assim como sete dos 18 tanques reservatórios que serão montados.

"O investimento realizado até ao momento corresponde a USD 400 milhões, sendo 90 por cento da GEMCORP e 10 por cento da SONAREF”, esclareceu.

 

Após constatar o evoluir das obras, o ministro dos Recursos Minerais Petróleo e Gás considerou importante ter verificado o cumprimento do cronograma da implementação da Refinaria.

"Viemos ao terreno para avaliar o estágio de implementação do projecto e dar a oportunidade à imprensa e a sociedade civil para constatar o que está a ser feito e tirar todas as dúvidas que tenham sobre o mesmo”, disse Diamantino Azevedo,

A implementação da primeira fase de construção da Refinaria de Cabinda prevê, entre outros, a edificação de uma unidade de destilação de petróleo bruto com capacidade para 30 mil barris de petróleo por dia.

A Refinaria tem a especificidade de não queimar gás, uma das primeiras em África com essa característica.

Entre a construção, montagem e a operacionalização da Refinaria, serão criados cerca de 1500 postos de trabalho, sendo a maioria destinados à população de Cabinda. Actualmente, já foram criados mais de 500 postos de trabalho directos e indirectos, dos quais 93 por cento são quadros angolanos.

Durante a conferência de imprensa, os presentes foram informados que "neste momento decorrem os testes que conduzirão ao recrutamento dos primeiros quadros que trabalharão directamente na operação da Refinaria” que terá, na sua última fase, uma capacidade de processamento de 60 mil barris/dia.



Voltar