mirempet.gov.ao
Nacional
01 Julho de 2021

PROJECTO AGRO-INDUSTRIAL: MIREMPET FELICITA ENDIAMA E RGS

O governante adiantou que a diamantífera não se vai desviar do seu foco que é a mineração de diamantes, porém, "assume uma responsabilidade histórica que é a de apoiar as populações da região".

Convidado a encerrar o acto de apresentação, aos governadores das Lundas e Moxico, do projecto agro-industrial na região, o ministro Diamantino Azevedo elogiou a iniciativa dos proponentes, Endiama e RGS, tendo-o considerado "de extrema importância para as três províncias".

O governante adiantou que a diamantífera não se vai desviar do seu foco que é a mineração de diamantes, porém, "assume uma responsabilidade histórica que é a de apoiar as populações da região". Recordou que os diamantes são um recurso finito e "há toda razão para se criarem novos modelos económicos no país e região".

Avançou que o projecto, hoje apresentado na sede da ENDIAMA, "traz à região leste do nosso país uma esperança para se poder viver sem os diamantes". 

Apresentado o projecto aos governadores e ao MINAGRIP, o passo seguinte, disse o ministro, será a sua submissão à aprovação superior, acção que Diamantino Azevedo espera que seja feita "o mais cedo possível". 

Recordamos, a ENDIAMA e a empresa RGS propõem a plantação de palmeiras, frutícolas, árvores madeireiras e alimentos básicos, numa extensão de 166 mil hectares, repartidos em 15 mil quintas, que vão empregar em media 1 trabalhador por cada hectare. O investimento inicial ronda os 4 mil milhões de dólares, sendo necessária uma garantia soberana para a captação do investimento.


Voltar