mirempet.gov.ao
Recursos Minerais
15 Novembro de 2023

ORGANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS GEOLÓGICOS AFRICANOS REALIZA 15ª ASSEMBLEIA EM LUANDA

15ª assembleia da Organização dos Serviços Geológicos Africanos, a decorrer no Instituto Geológico de Angola, de 15 a 17 de Novembro.

"Pretendemos passar de uma política de meros exportadores de minerais brutos para a transformação desses minerais nos países de origem, acrescentando valor a estes recursos e criando um desenvolvimento sustentável de e empregabilidade para as nossas populações, em particular a camada jovem", disse o Secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jânio Correa Víctor, esta quarta feira, 15, na abertura da 15ª assembleia da Organização dos Serviços Geológicos Africanos (OAGS), realizada no Instituto Geológico de Angola (IGEO), em Luanda.

O governante, que procedeu a abertura da sessão em representação do Ministro Diamantino Azevedo, fez uma breve abordagem sobre as instalações do IGEO, dos laboratórios de Luanda, Saurimo e Lubango, construídos no âmbito do Plano Nacional de Geologia (PLANAGEO), aprovado pelo Executivo angolano, através da Resolução 85/09 de 24 de Setembro, bem como dos mapas elaborados a partir dos levantamentos de aerogeofísica, cartografia terrestre e geoquímica, de acordo com as suas especificidades, oubseja, escalas de 1: 1.000 000 até 1:50 000.

"Temos o maior orgulho em afirmar que o maior património do PLANAGEO foi a formação de jovens técnicos que asseguram todos trabalhos dos laboratórios e outros que prepararam o país fazendo trabalhos de cartografia geológica”, afirmou o Secretário de Estado.

A Assembleia decorre até ao dia 17 deste mês. Entre os assuntos que estão a ser abordados, destacam-se a problemática dos minerais para transição energética em África, por forma apoiar a Visão Mineira Africana.


Voltar