mirempet.gov.ao
Recursos Minerais
15 Dezembro de 2021

MIREMPET INAUGURA AURÍFERA CHICUAMONE

A Sociedade Mineira de Chicuamone emprega, inicialmente, 150 trabalhadores, sendo 80% locais.

A aurífera, segunda a entrar em produção no município do Chipindo, Huila, foi inaugurada esta quarta-feira, 15.12.2021, pelo Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, em companhia do Governador Nuno Dala.

A Sociedade Mineira de Chicuamone (SMC) emprega, inicialmente, 150 trabalhadores, sendo 80% locais e 20% de outras procedências. A sua lavaria tem capacidade de processamento de 150 toneladas por horas e a empresa pretende atingir uma extracção de 13mil toneladas de minério por dia, com um teor em aluvião que varia entre 0,15 a 0,40 gramas de ouro por tonelada, ao passo que no corpo primário o teor médio é de 0,5g/t.

Para o Ministro Diamantino Azevedo, a mina inaugurada traduz-se num "bom exemplo” de como se pode fazer um projecto mineiro e também o orgulho de que o projecto foi feito por uma empresa angolana e com muitos técnicos jovens angolanos, que têm a oportunidade para aplicarem os conhecimentos, habilidades e competências que adquiriram na sua formação, considerando mais um passo na diversificação da actividade mineira e diversificação da economia em geral do nosso país.

"O projecto está ainda na sua fase inicial. Como tivemos a oportunidade de ver, já está a produzir. Ainda tem uma margem grande para crescer porque possui geologia favorável e esperamos que também tenham êxitos na continuação dos trabalhos de geologia para o aumento das reservas  e no futuro termos, não só aumento de produção, mas também aumento de empregos”, referiu.

No âmbito social, sobre a área em que está implementado o projecto, o governante disse que a empresa já tem demonstrado o seu engajamento para com as comunidades, apontando como exemplo a reparação da via, do Gove até ao Chipindo, que já facilita a circulação e diminuiu bastante o tempo de viagem e realçou ainda o facto de o projecto ter enquadrado alguns jovens que praticavam o garimpo.

O governante desencoraja a prática do garimpo nessa região. Recordou que é ilegal, nociva ao ambiente e que apenas tem desvantagens, inclusive para os próprios garimpeiros porque não alcançam melhorias significativas nas suas qualidades de vida e terão problemas de saúde, apelando o combate de forma pedagógica, coerciva e, também, a criação de projectos do ponto de vista económico para diminuir o desemprego.

O Governador da Huila, no seu pronunciamento,  para além da existência dos dos recursos naturais da província, mencionou também recursos humanos para alavancar do Sector Mineiro nacional. 

"Podermos aproveitar melhor os recursos humanos que temos com vontade de trabalhar, com vista a fazerem mais e melhor para o nosso país”. Com investimentos como esse, vai se dar um salto na economia nacional e acreditação de que o Chipindo vai começar a evoluir”, disse.


Voltar