mirempet.gov.ao
Nacional
07 Junho de 2021

MIREMPET, ACEPA E MINSA FIRMAM ACORDO PARA COMPRA DE VACINAS

Um milhão de doses de vacinas contra a covid-19 serão compradas pelas empresas exploradoras de petróleo em Angola, filiadas na ACEPA, e oferecidas ao Governo de Angola.

Um milhão de doses de vacinas contra a covid-19 serão compradas pelas empresas exploradoras de petróleo em Angola, filiadas na ACEPA, e oferecidas ao Governo de Angola.

O acordo tripartido foi assinado esta segunda-feira, 07.06.2021, nas instalações do MIREMPET.

Rubricaram o documento o Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, a Ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, o Presidente e o Vice-presidente da Associação das Companhias Exploradoras de Petróleo (ACEPA),  Olivier Jouny (Director Geral da Total Energies) e Derek Magness (Directores Geral da Chevron), respectivamente.

Para o Ministro Diamantino Azevedo, "a doação das petrolíferas é sequência de outras acções" do Sector que dirige, tendo, dentre outras iniciativas, destacado a oferta de vacinas feita pela Endiama e sua parceira Alrosa.

"Vamos continuar a apoiar o MINSA para que vençamos essa batalha contra a covid-19", disse o governante que agradeceu as companhias petrolíferas contribuintes a quem apelou à "continuidade activa nesse processo".

Sendo duas doses de vacina por pessoa, prevê-se a cobertura dos funcionários ligados à indústria petrolífera angolana e seus dependentes, cerca de 60 mil pessoas (12%), sendo as demais vacinas (88%) usadas na campanha levada a cabo pelo MINSA.  

Para a Ministra da Saúde, Silvia Lutucuta, "a contribuição  da indústria petrolífera é muito valiosa e o MIREMPET tem sido um parceiro estratégico".

"Com esta doação, perto de dez milhões de dólares americanos, o governo angolano poderá adquirir vacinas para 500 mil pessoas e comprar outros materiais para a saúde", reforçou a governante.

O Presidente da ACEPA afirmou que "o acordo é mais um esforço na luta contra a  covid-19". Reconheceu o papel mobilizador do MIREMPET que, ao lado do MINSA, procura atenuar as carências em termos de vacinas e outros insumos médicos.

Testemunharam o acto os Secretários de Estado para o Petróleo e Gás e da Saúde Pública, bem como directores gerais das empresas do sector petrolífero.


Voltar