mirempet.gov.ao
Recursos Minerais
17 Agosto de 2021 | 00h08

MINERADORA BUCO-ZAU QUER CHEGAR A "12 KG/MES" DE OURO

Em fase experimental, Mineradora Buco-Zau explora perto de 1kg de ouro por mês e pretende aumentar para 12 kg até 2022 e já investiu próximo de 5 milhões, dos 12 milhões de dólares previstos.

A Mineradora Buco-Zau explora perto de 1kg de ouro por mês e pretende aumentar para 12 kg até ao primeiro semestre de 2022 e já investiu próximo de 5 milhões, dos 12 milhões de dólares previstos, segundo informação prestada pelo gestor da empresa, João Pinho, terça-feira, 17.08.2021, em Cabinda.  

A mineradora que conta com 88 trabalhadores, dos quais 82 nacionais e 6 expatriados, iniciou a etapa de exploração de ouro e recebe a segunda lavaria até ao primeiro semestre do próximo ano, 2022, para aumentar a potência, com a possibilidade de se chegar aos 12 kg por mês.

João Pinho avalia o andamento dos trabalhos como "satisfatório”. Explicou que a cada momento as equipas da mineradora identificam novos alvos com potencial para viabilidade de projectos e acredita que os objectivos serão atingidos.

"Cabinda tem um grande potencial, principalmente na área do ouro. Isto é notório, tanto com pesquisas anteriores, como com as pesquisas actuais. Acreditamos sim que vamos atingir os nossos objectivos”, sublinhou.

A Mineradora Buco-Zau trabalha com a Administração local e outros sectores para, na área social, ajudar de alguma forma a população. Os funcionários recebem formação e oportunidades. Alguns dos quais entraram na empresa como ajudantes, passaram para chefes de equipas.

Quanto a responsabilidade ambiental, o gestor garantiu que a mineradora tem forte compromisso na parte ambiental e na sustentabilidade. Durante a operação, os trabalhos são realizados com bacias de retenção após a lavagem do cascalho, que é o trabalho actual de lavagem do aluvião. Após a terceira lavoura, descarta-se a água ao rio, com menos de 1% de solo em suspensão.

"Nós não trabalhamos, em hipótese alguma, em nenhum sector e em nenhuma fase com produtos químicos. Isso justamente para evitar o impacto ambiental, além do que é previsto para qualquer trabalho mineiro. Sobre o reflorestamento, temos mais de 5 mil mudas já prontas para o replantio nas áreas onde vão ser exploradas, dentro delas algumas mudas em extinção, tipo pau rosa”, garantiu.

Cirilo Mabiala, assistente da Planta de Beneficiamento na Mineração Buco-Zau, disse que, apesar de estar há dois anos nesta função, continua a aprender, acrescentando que "tudo o que faz, aprendeu na empresa".

Uma equipa composta por técnicos do Ministério dos Recursos Minerais Petróleo e Gás (MIREMPET) e jornalistas visitou a mineradora de ouro em Cabinda, para acompanhar e promover os trabalhos desenvolvidos pela Mineradora Buco-Zau.


Voltar