mirempet.gov.ao
Recursos Minerais
18 Maio de 2021

CUTATO TEM FERRO PARA 50 ANOS

A Companhia Siderúrgica do Cuchi, no Cuando Cubango, já extrai ferro, experimentalmente, desde Janeiro deste ano, estando a carregar um navio com capacidade de 60 mil toneladas, no porto mineraleiro de Saco-Mar, Namibe.

Trinta e cinco anos depois, Angola volta a produzir ferro, em uma nova mina que, numa fase inicial, conta com 50 nacionais e 5 expatriados.

A Companhia Siderúrgica do Cuchi, no Cuando Cubango, já extrai ferro, experimentalmente, desde Janeiro deste ano, estando a carregar um navio com capacidade de 60 mil toneladas, no porto mineraleiro de Saco-Mar, Namibe.

"Dentro de 45 dias será terminada a carga do navio, prevendo-se que todos os meses seja atendido um carregamento de 60 mil toneladas de minério", explicou o Director de Produção da companhia que extrai o ferro em Cutato.

Wilton Reis avançou que "até ao momento, foram já extraídos da mina cerca de 90 mil toneladas de minério de ferro", num jazigo que "pode ser explorado em mais de 50 anos. Um milhão de toneladas, ainda por extrair, foram já comercializados e serão entregues em 12 meses".  Acrescentou que o investimento realizado ascende a 60 milhões, "podendo chegar aos 300 milhões de dólares americanos".

Paulo Kalandula, 27 anos, natural da Matala, Huila, é um dos pioneiros da mina do Cutato. Operador de pá carregadora, com experiência de sete anos trazida de Malanje, diz ser um "trabalho árduo mas prazeroso" que lhe confere "conhecimento contínuo e renda para sustentar a família".

Kalandula assume-se como "um jovem que gosta de novos desafios" e acrescenta que "as empresas mineiras nunca estão na cidade", sendo necessária "ousadia e humildade para lá chegar". Para ele, "é o desejo de atingir objectivos traçados que faz vencer qualquer dificuldade".

O projecto de exploração de ferro no Cutato, 160 km a oeste de Menongue, está integrado com o beneficiamento em "ferro gusa", numa unidade siderúrgica construída na sede municipal do Cuchi, em que os 60% de teor do minério bruto são elevados a 90%, após tratamento siderúrgico que lhe retira as impurezas.

A construção da unidade siderúrgica "pode ser concluída em dois meses, uma vez ultrapassada a situação pandêmica da Covid-19", segundo Wilton Reis.


Voltar