mirempet.gov.ao
Recursos Minerais
18 Novembro de 2024

CUANZA-NORTE: FÁBRICA TRANSFORMADORA DE MANGANÊS EM SÍLICA ARRANCA EM 2025

Informação prestada por Hélder Milagre, CEO da Mn Kitota, empresa sócia no projecto.

"Mil empregos serão criados até ao segundo semestre de 2025, altura em que arranca a unidade industrial que vai produzir sílica manganês (SiMn), ferrossilício (FeSi) e ferromanganês (FeMn), podendo ainda avançar para fertilizantes e ferro gusa",  segundo Hélder Milagre, CEO da Mn Kitota, empresa sócia no projecto.

A unidade poderá ainda produzir, em fases subsequentes, amônia e cimento, de acordo com explicações de Tang Shifu, responsável pela empreitada, tendo avançado que "os equipamentos para a primeira fase do projecto já se encontram no local e em montagem".

Em companhia do Governador João Diogo Gaspar, o Ministro Diamantino Azevedo visitou, esta segunda-feira, 17.11, a futura fábrica, no município de Lucala, que é fruto de uma parceria entre a empresa angolana MN Kitota, que explora Manganês na localidade de Kitota (Malanje), e a chinesa ST New Materials Lda.

Diamantino Azevedo cumpre uma agenda de dois dias de trabalho no Cuanza-Norte, tendo percorrido as Instalações de Combustíveis do Kwanza-Norte (ICKN) localizadas no município de Lucala, com capacidade instalada para estocagem de  680 metros cúbicos de gasolina, 980 metros cúbicos de gasóleo e 275 metros cúbicos de querosene (petróleo iluminante).

Para o dia 19.11, o programa inscreve a realização de um workshop em que se vai abordar a situação da indústria mineira e comercialização de derivados de petróleo na província.


Voltar