mirempet.gov.ao
Formação
16 Novembro de 2023

CNC-ITIE-ANGOLA PARTICIPA NO WORKSHOP EM ABIDJAN

workshop sobre a transparência no comércio de commodities.

Uma delegação da CNC-ITIE-Angola participou, de 14 a 16 de Novembro, no workshop com o tema, Apoiando as Vozes Nacionais - Melhorando a Transparência no Comércio de Commodities através do Envolvimento Nacional", em Abidjan, Costa de Marfim.

O evento visou desenvolver capacidades e fornecer informações ao Secretariado Internacional da Iniciativa de Transparência na Indústria Extractiva (ITIE) e das organizações da sociedade civil (OSCs) no sector extractivo para a prática do comércio das commodities, definição dos principais actores e seus papeis, bem como a revisão dos dados disponíveis.

Para além de Angola, entre os participantes, marcaram presença representantes da sociedade civil do Chad, Camarões, RDC, Gabã, Nigéria, Ghana.

Organizada pela Iniciativa de Transferência nas Indústrias Extrativas (ITIE), a formação foi ministrada no âmbito do Workshop Regional de Desenvolvimento de Capacidades, e serviu para desenvolver as habilidades dos secretariados nacionais da ITIE, das organizações da sociedade civil e dos trabalhadores da indústria extractiva. 

"Os governos dos países produtores de petróleo e gás e dos centros de abastecimento, devem incentivar os comerciantes de produtos de base que operam nos seus países a adoptarem as orientações para a elaboração de relatórios da ITIE”, ficou o apelo proferido por um dos palestrantes ao evento que decorreu em Abidjan. 

Estiveram presentes no evento membros do secretariado internacional da ITIE e representantes da sociedade civil de Chad, Camarões, República do Congo, Gabão, Nigéria, Ghana, Nigéria e da Costa do Marfim.


Voltar