mirempet.gov.ao
MIREMPET
17 Maio de 2023

CNC APRESENTA AUDITOR INDEPENDENTE

O Comité Nacional de Coordenação da ITIE apresentou a Ernst&Young como seu auditor independente.

O primeiro relatório do Comité Nacional de Coordenação (CNC) da ITIE Angola será elaborado pela empresa Ernst & Young Angola, na qualidade de Auditor Independente.

 O facto foi revelado esta quarta-feira, 17 de Maio, na 5 Reunião Ordinária da CNC, realizada no Auditório Albina Assis, sob orientação do seu Presidente, o Ministro Diamantino Azevedo. 

A Ernst & Young Angola foi a vencedora do concurso público que registou a participação de várias empresas de consultoria sediadas no país, cujo Júri integrou representantes da sociedade civil e de outras instituições que fazem parte da CNC. 

A decisão do Júri baseou-se na experiência da empresa em actividades do género, de acordo com Diamantino Azevedo. 

O relatório será presente ao Comité Internacional da ITIE para apreciação e tomada de decisões. "Como tem sido orientação do Presidente da República, João Lourenço, queremos trazer mais transparência a toda actividade governativa e isso passa também por estarmos presentes em instituições que nos ajudem”, disse o Presidente da CNC aos jornalistas, acrescentando que "acreditamos que poderemos, não só atrair mais investidores para o nosso país, como também fazer com que toda a nossa população acompanhe o processo de outorga de direitos mineiros, tanto na área dos minerais sólidos como na de hidrocarbonetos e, no fim, possamos beneficiar de maiores receitas e que se possa fazer o melhor uso das mesmas”. 

Por sua vez, o gestor da Ernst & Young Angola, Luís Filipe Camelo, em declarações à imprensa, disse que o projecto do relatório terá acduração de 6 meses, com objectivo de definir as entidades que estarão no âmbito deste trabalho, alinhado com todos os intervenientes da indústria extrativa em Angola e com o CNC, bem como reconciliar a informação, nomeadamente, os pagamentos ao governo e o entendimento desses pagamentos na cadeia de valor na Indústria. 

Filipe Camelo referiu que "pela nossa experiência, vão surgir diferenças, nas necessidades de esclarecimentos e de análises mais aprofundadas” antes da preparação do documento. 

Participaram do acto de apresentação do Auditor Independente o Secretário de Estado para Petróleo e Gás, José Barroso, o PCA da Sonangol, Sebastião Gaspar Martins, e o PCA da Sodiam, Eugénio Bravo da Rosa.


Voltar