mirempet.gov.ao
Recursos Minerais
22 Maio de 2023

ANGOLA NA REUNIÃO DO PROCESSO KIMBERLEY EM VICTORIA FALLS

Angola participa na Reunião Intercalar do Processo Kimberly no Zimbabwe.

Angola participa até ao próximo dia 26/05 na Reunião Intercalar do Processo Kimberley, evento que decorre em Victoria Falls, República do Zimbabwe. 

A delegação angolana é chefiada pelo Engenheiro Paulo Mvika, Coordenador Executivo da Comissão Nacional do Processo Kimberley (CNPK), e integra o Administrador Executivo da Endiama, Domingos Margarida, quadros da Comissão Nacional do Processo Kimberley, da Endiama e da SODIAM. 

O evento conta com representantes de 82 países participantes do Sistema Internacional de Certificação do Processo Kimberley (SCPK), Indústria e Sociedade Civil. 

O encontro de Victoria Falls discute várias propostas projetadas durante a reunião realizada em abril último, realizada em Dubai, Emirados Árabes Unidos, por grupos e subgrupos de trabalhos ao Comitê Ad-hoc de Revisão e Reforma do Sistema Internacional do Processo Kimberley. 

O passo seguinte será submetido à discussão, avaliação e possível aprovação, caso haja consenso na Reunião Intercalar, com destaque para o subgrupo da definição, dirigido pelo Conselho Mundial de Diamantes, da Assistência Técnica, dirigido pela República da África do Sul, do Documento Principal, dirigido pela República do Botswana, e o subgrupo de Boas Práticas e Boa Governação, dirigido pela República da Índia.

 A República do Zimbabwe assume actualmente a presidência rotativa do Processo Kimberley, tendo como vice-presidente dos Emirados Árabes Unidos. 

A República de Angola é co-fundadora e é participante activa das principais decisões do Processo Kimberley, criado em 2003 com o objectivo de eliminar o comércio de diamantes de conflito.


Voltar