mirempet.gov.ao
MIREMPET
26 Março de 2021 | 12h03 - Actualizado em 26 Março de 2021

ANGOLA INICIA PRODUÇÃO DE MANGANÊS ESTE ANO

O anúncio foi feito nesta sexta-feira, 26.03.2021, em Luanda, pelo ministro Diamantino Azevedo quando procedia à abertura do Fórum sobre as oportunidades de negócios em Angola no domínio dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, destinado aos chefes de missões diplomáticas no nosso país.

"Em Abril vamos inaugurar a primeira mina de Manganês em Kitota, Malanje", disse o governante que avançou existirem outros projectos de prospecção como Terras Raras, Nióbio, Ouro e Ferro. Os diplomatas tomaram boa nota das oportunidades para investimento de empresas dos seus países. 

O manganês é usado na fabricação de aços especiais, visto que melhora propriedades de forjamento, resistência, rigidez e resistência ao desgaste. 

No evento, a ANPG apresentou as potencialidades nas licitações de blocos, construção de infraestruturas de suporte à actividade de óleo e gás, alteração do paradigma no sector petrolífero angolano. 

A ANRM mostrou o Concurso Público de Adjudicação directa (artigos97°, 100° e 101° ambos do Código Mineiro. 

A ENDIAMA apontou os projectos Luaxe, Luminas, Sangamina, Luembe, Luminga e Luachimba que carecem de financiamento e investimentos nas províncias das Lundas Norte e Sul e as concessões mineiras disponíveis, nomeadamente, Caluezo, Capeia, Quiçama e Mumbúe. 

A SONANGOL mencionou os Investimentos em Blocos Operados e Não Operados, Principais Projectos de Refinação, Gás e Energias Renováveis e Distribuição e Comercialização. 

A SODIAM citou que está a espera de Investimentos no Polo de Desenvolvimento Diamantífero de Saurimo e a Bolsa de Diamantes. 

O IGEO referiu o inventário de ocorrências minerais por tipo de recurso mineral, a localização das ocorrências minerais as infraestruturas de apoio a actividade geológica e mineira.

"Informem aos empresários de vossos países para que venham investir nos vários segmentos das indústrias mineira, petrolífera e energética", pediu Diamantino Azevedo. 

Um memorando de entendimento entre Angola e o Japão no domínio do conhecimento geológico foi assinado entre Angola e o Japão. Rubricaram o documento o Ministro angolano e o embaixador Maruhashi Jiro.


Voltar