mirempet.gov.ao
Reportagem
14 Maio de 2021

AMC LEVA GERALDINE AO PROJECTO LONGONJO

Geraldine Tchimbali, 25 anos, integra o colectivo de trabalhadores da empresa que desenvolve o projecto de exploração de elementos de terras raras no Longojo, Pensana Minerais.

Em 2019, quando o Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (MIREMPET) organizou, em Luanda, a primeira Conferência de Mineração em Angola (AMC), Geraldine Tchimbali, natural do Lubango, tinha terminado a sua formação de Geóloga na Escócia.

"Fui à AMC e lá conheci a empresa Pensana Minerais que desenvolve o projecto de exploração de elementos de terras raras no Longojo. Como o meu trabalho de fim de curso foi sobre elementos de terras raras, contactei-os, apresentei o meu trabalho e fui aceite", conta Geraldine, 25 anos.

A jovem trabalha no Projecto há seis meses como Geóloga Júnior, mas já conhece o Projecto como se nele trabalhasse a muitos anos.  "É o meu primeiro emprego e não incomoda a rotação de 30 dias confinada ao trabalho e dez dias no Lubango com a família", conta, demonstrando estar "satisfeita" com o que faz.

No Projecto está também a senhora Luisa Bailundo, natural do Longonjo, há 4 anos como auxiliar de cozinha, alimentando os "homens do campo", como faz questão de mencionar.

"Muita coisa mudou em minha vida. Tudo o que eu quero, consigo fazer com o meu salário e mesmo quando o esposo está sem dinheiro eu já consigo pagar as despesas, para além de manter a minha casa apetrechada e arrumada".
A equipa de trabalhadores que encontramos no Projecto é liderada pelo Geólogo Sénior Benedito Madaleno, formado na UAN, 39 anos e com uma já longa experiência de 13 anos, tendo passado em projectos como SMCA, Gevale, Jamba Mineira, TopoCard, entre outros.
Natural de Luanda, Benedito diz ser cauteloso e rigoroso no que faz e no que diz. "Não queremos ser uma empresa que inicie a mineração e feche tempo depois", por isso, e porque estamos quotados na bolsa da Austrália, "tudo deve ser feito com respeito às boas práticas e com bastante pormenor".

Explicou que, para a fase de prospecção, foram realizados 369 furos de sondagem, que resultaram em aproximadamente 21 mil metros lineares de perfurações. Já foram recolhidas perto de 90 toneladas de amostras, remetidas a tratamento, provando elevados teores de mineralização em Neodímio e Praseodímio (Nd e Pr).

Terminada a fase de prospecção e determinação de reservas, os técnicos desenvolvem trabalhos de Geofísica, enquanto se aguarda pela montagem dos estaleiros e dos equipamentos para o início da mineração.

"Daqui a nada, vamos ter um Longonjo diferente", profetizou Luisa Bailundo a despedir-se da equipa de jornalistas da cidade do Huambo que a 14.05.2021 foram ver "o que já se fez, o que está a ser feito e o que vai acontecer".



Voltar