mirempet.gov.ao
O acto de abertura de propostas ao Concurso Público Internacional para Implementação de uma Refinaria de Petróleos no Soyo, província do Zaire aconteceu em 31.01.2020, no MIREMPET, na presença de representantes das empresas e consórcios proponentes e convidados.

Eis os concorrentes:
1- SDRC,
2- JIANGSU SINOCHEM CONSTRUTION, CO
3- QUANTEN CONSORTIUM
4- CME, AIDA e VSF
5- TOBAKA INVESTMENT GROUP
6- ATIS NEBEST-ANGOLA
7- SATAREM
8- GEMCORP CAPITAL
9- CPP.

Os prazos propostos para a implementação da refinaria privada vão de 12 a 43 meses.

Os próximos passos serão: avaliação ao detalhe das propostas e anúncio do vencedor.

José Alexandro Barroso, Secretário de Estado dos Petróleos e Gás, fez lembrar que este concurso foi autorizado pelo decreto Presidencial nº 150/19 de 16 de Agosto, com base na estratégia que foi definida pelo Executivo para o aumento da refinação interna.

Temos um período de um mês para fazer a avaliação e a 6 de Abril, faremos o anúncio do vencedor, cumpridas todas as etapas administrativas e da avaliação, próprias de um processo dessa natureza, disse.

Lembrou que é objectivo do governo fazer com que haja uma refinaria no Soyo, 100% privada, que tenha capacidade de processar cerca 100 mil barris.

"Pelos dados que vimos da folha de apresentação das propostas, pensamos que poderemos ter a refinaria pronta entre três a quatro anos, após o anúncio do vencedor