mirempet.gov.ao

O Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, abreviadamente designado por "MIREMPET” é o Departamento Ministerial auxiliar do Titular do Poder Executivo, responsável pela formulação, condução, execução, controlo e acompanhamento da política do Executivo relativo às actividades geológicas e minerais, de petróleo, gás e biocombustíveis, nomeadamente, a prospecção, exploração, desenvolvimento e produção de minerais, petróleo bruto e gás, refinação, petroquímica, armazenagem, distribuição e comercialização de produtos minerais e petrolífero, bem como a produção e comercialização de biocombustíveis, sem prejuízo da protecção do ambiente.

mirempet BOLSAS DE ESTUDO PARA MESTRADO NA ALEMANHA

                               ANÚNCIO DE BOLSAS DE ESTUDO PARA MESTRADO NA ALEMANHA

Direcção Nacional de Formação e Conteúdo Local do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás informa que, em colaboração com o Serviço de Intercâmbio Académico da República Federal da Alemanha, disponibilizou trinta (30) bolsas de estudo para os cursos de Mestrado para os candidatos que desejam efectuar uma formação nas áreas de Engenharia de Minas, Metalurgia, Perfuração, Direito Mineiro, Economia Mineira, Geociências e outras especializações ligadas à Ciência da Terra.

Requisitos:

·         Ter concluído a licenciatura nas áreas afins.

·         Falar e escrever correctamente Inglês (com certificação TOEFL) ou Alemão.

·         Ter nacionalidade angolana.

·         Ter idade não superior a trinta e cinco (35) anos.

·         Possuir média não inferior a 14 valores.

Para efeitos de candidatura e obtenção de informações adicionais, os interessados deverão aceder em: https://www2.daad.de/deutschland/stipendium/datenbank/en/21148-scholarship-database/?detail=57588180

O prazo para as candidaturas vai até às 23:59 do dia 06 de Março de 2023.

O MIREMPET e a Embaixada da Alemanha organizam a 14 de Fevereiro de 2023, das 16h às 18h, uma sessão on-line de esclarecimentos aos interessados, através do link: https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3ameeting_NzQ5YmJkNGItOGU1ZC00NDNiLTk2YTQtN2I2YzNhYjc4MGY3%40thread.v2/0?context=%7b%22Tid%22%3a%2230abdb70-b284-4830-8df7-daa5b0052ed2%22%2c%22Oid%22%3a%22e0354793-5b10-4499-bf0a-649eb1d0bfbb%22%7d>

De salientar que os bolseiros da última edição do Programa de Bolsas para a Alemanha partiram no início deste mês   http://https://mirempet.gov.ao/ao/noticias/detalhes.php?id=52676mês.


mirempet Notícias

Pesquisar no portal

mirempet O Ministro

DIAMANTINO PEDRO AZEVEDO

Veja a Biografia completa Titulares do Ministério

Acções e Programas

REFINARIA DE CABINDA AUMENTA CAPACIDADE DE REFINAÇÃO

O aumento da capacidade de refinação é uma das metas do PDN-2018-22 que inscreve o início da construção de pelo menos uma refinaria. O plano do Executivo contempla a ampliação da refinaria de Luanda e a construção de três outras, sendo uma em Cabinda, outra no Soyo e a última no Lobito. A empresa Gemcorp e a Sonangol (10%) já iniciaram com os trabalhos técnicos para a construção da refinaria de Cabinda que será materializada em três fases, sendo que se prevê o arranque da primeira fase no primeiro trimestre de 2022, "altura em que a Refinaria de Cabinda já estará em condições de cobrir a demanda de combustíveis no país".

DESENVOLVIMENTO E MODERNIZAÇÃO DAS ACTIVIDADES GEOLÓGICO-MINEIRAS

O Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (MIREMPET) coordena o Programa de Desenvolvimento e Modernização das Actividades Geológico-mineiras, cabendo a execução das acções e projectos a diversos órgãos (IGEO, ENDIAMA, SODIAM, FERRANGOL P&P (ANRM) e Direcções Provinciais). 

No período de 2020 a 2022, este Programa de Acção está focado no fomento de recursos minerais, numa lógica de aproveitamento ambientalmente sustentável dos recursos, de criação de emprego local e de sustentar um conjunto de fileiras a jusante: diamantes, ouro, ferro, materiais e produtos de origem mineira para a construção civil, para a agricultura e para a indústria.

DESENVOLVIMENTO E CONSOLIDAÇÃO DA FILEIRA DO PETRÓLEO E GÁS

O foco do programa é atenuar o declínio da produção de petróleo bruto e gás, mantendo uma maior eficiência operacional, minimizar as perdas não previstas, optimizar e fomentar a produção de produtos refinados de petróleo bruto, no sentido de garantir a autossuficiência do País nestes produtos e aumentar as capacidades de armazenagem de combustíveis e lubrificantes, garantindo a cobertura em todo território nacional. 

A sua implementação é coordenada pelo Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (MIREMPET) e conta com a intervenção da concessionária nacional (ANPG), do IRDP, da Sonangol e das companhias privadas. 

No período de 2020 a 2022, o Programa deve priorizar três temas: (i) impulsionar e intensificar a substituição de reservas, visando atenuar o declínio acentuado da produção de hidrocarbonetos; (ii) garantir a auto-suficiência de produtos refinados, através da construção de novas refinarias e ampliação da refinaria existente; e (iii) melhorar a rede de distribuição de combustíveis e lubrificantes em todo o território, através do aumento da capacidade de armazenagem.

PRODUÇÃO DE OURO

Angola inscreveu, 45 anos depois da independência, o seu nome na lista dos produtores de ouro. Outros projectos, nomeadamente em Cabinda, estão em fase avançada de prospecção.
O fomento da produção aurífera é um dos objectivos constantes do PDN 2018-22. As minas de Samboto e Chipindo (Huambo e Huila) já cumprem com esse desiderato, tendo iniciado com a produção experimental em 2020.

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais

Inscreva-se para actualizações do mirempet

Siga o mirempet nas redes sociais