A reunião do Grupo Técnico, criado pelos ministérios que superintendem os hidrocarbonetos de Angola e RDC, acontece de 31 de Janeiro a 2 de Fevereiro do corrente ano, em Luanda, nas instalações do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (MIREMPET), para analisar os aspectos ligados à pesquisa e produção de hidrocarbonetos na Zona Marítima de Interesse Comum (ZIC), no âmbito do protocolo de cooperação entre os dois países.
À mesa estão especialistas do MIREMPET, ANPG e Sonangol, pela parte angolana, e seus homólogos do Ministério congolês dos Hidrocarbonetos e da Cohidro (a petrolífera pública da RDC). Os resultados da reunião técnica serão apresentados aos dois ministros que devem reunir em data e local a ser proposta pelo Grupo Técnico.
Em Setembro do ano transato, os ministros Diamantino Azevedo (Angola) e o seu homólogo da RDC, Didier Budimbu Ntubuanga encabeçaram delegações oficiais que, em Luanda, passaram em revista o estado da cooperação entre os dois países no domínio dos hidrocarbonetos, tendo criado um grupo técnico para a comercialização de derivados entre os dois países e outro para o conhecimento e exploração da Zona de Interesse Comum.
A repartição dos rendimentos da concessionária em 50% para cada país, a definição da Chevron, operador do Bloco 14, como o escolhido para a ZIC, bem como a atribuição à Sonangol (AO) e à Cohidro (RDC) de participações de 10% cada foram alguns dos entendimentos.
Ficou ainda acordado que os custos da pesquisa das duas empresas (Sonangol e Cohidro) seriam financiados pelo grupo empresarial (Carry), sendo a legislação fiscal a aplicar a angolana e a ANPG (AO) líder das negociações.
Neste encontro as partes partilhamtoda a informação já produzida, devendo criar condições para a retomada de negociações com o grupo empreiteiro definido. O grupo técnico para a ZIC deve ainda apresentar relatório de progresso do trabalho aos titulares ministeriais de cada país.
Angola e a RDC partilham uma vasta fronteira terrestre, marítima e fluvial. Em 2003, os dois países assinaram um Memorando de Entendimento sobre a exploração petrolífera comum nas águas da bacia inferior do Congo.