Na comunicação sobre o tema "A importância dos planos de contingência contra derrames de petróleo”, o Director Manuel Xavier demonstrou que, em Angola, os derrames de petróleo e de outros poluentes têm causado danos mínimos ao ambiente.
O responsável sustentou o seu posicionamento com um gráfico que reflecte percentagens mínimas dos derrames que ocorrem na actividade petrolífera no país.
Delegações lideradas pelos Ministros Diamantino Azevedo (Angola) e Didier Budimbu Ntubuanga (RDC) estarão novamente à mesma mesa, esta terça-feira, 20 de Junho, em Luanda, para dar sequência à conversações sobre o aproveitamento conjunto de recursos petrolíferos na Zona de Interesse Comum (ZIC) entre os dois países (bacia inferior do Congo).
Os dois Ministros far-se-ão acompanhar de especialistas do MIREMPET, ANPG e Sonangol, pela parte angolana, e seus homólogos do Ministério congolês dos Hidrocarbonetos e da Cohidro (a petrolífera pública da RDC).
O Grupo Técnico, criado pelos ministérios que superintendem os hidrocarbonetos de Angola e RDC, tem analisado aspectos ligados à pesquisa e produção conjunta de hidrocarbonetos na Zona Marítima de Interesse Comum, no âmbito do protocolo de cooperação entre os dois países no domínio dos hidrocarbonetos, rubricado em 2003.
DATA: 20 JUNHO 2023 - LOCAL: HOTEL EPIC SANA, 11H00