Os membros efectivos do CNC-ITIE-Angola estão em formação, desde esta segunda-feira, 22 de junho, no âmbito do workshop sobre o Estudo de Integridade no Sector Extractivo, que decorre no Auditório Albina Assis, no MIREMPET, no quadro do programa AGEPI (Apoio à Gestão das Finanças Públicas das Empresas Públicas, Parcerias Público-Privadas e Inclusão Financeira em Angola).
A acção, com duração de dois dias, visa apresentar o estudo, reforçar capacidades e promover a transparência e o desempenho do sector extractivo.
Segundo Beatriz Catomi, directora de Administração e Finanças do CNC, o encontro permite alinhar os participantes em torno da ferramenta e dos seus objectivos, com enfoque na melhoria da integridade e dos resultados do sector.
Já Ângela Lucas, consultora de Sustentabilidade e Finanças Sustentáveis, referiu que o estudo resulta do processo de validação da ITIE, que identificou a necessidade de reforçar a transparência, em articulação com a ENAPREC, visando mapear riscos ao longo da cadeia de valor.
Durante o workshop, foram apresentadas seis macro-áreas de análise, com destaque para licenciamento, arrecadação de receitas, empresas públicas, operações e mineração artesanal e ilegal, consideradas prioritárias para as próximas fases do estudo.