Depois da abertura do Indaba Mining, esta segunda feira, 09, Angola organizou um fórum em que mostrou o Potencial Geológico e Mineiro, a situação da mineração em Angola, a indústria diamantífera, Sondagens e análise de amostras geológicas, projecto de pesquisa e exploração de Cobre (Tetele-Mavoio), prospecção de ouro no Chipindo Sul (ALMINA), prospecção de metais básicos (AngloAmerican) e prospecção e mineração de fosfato em Cabinda (Minbos Ressources).
Segundo O Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, "o encontro representa a aspiração de restabelecer a necessária confiança no desenvolvimento mineral" que continua a ser um pilar fundamental da economia angolana.
"Reconhecemos o papel dos investidores privados e acredito que, participando neste Fórum, estão no lugar certo", disse.
Destacou que Angola, ao longo dos últimos cinco anos, deu passos concretos e decisivos para transformar a indústria mineral num dos sectores mais atractivos da economia angolana. "Estamos agora a colher os benefícios das mudanças regulatórias e institucionais”, lembrou.
"Certeza, transparência e eficiência aprimorada são as marcas de uma boa regulamentação e isso orientará quaisquer outras reformas que fizermos, acrescentou, informando que, "muito em breve, Angola tornar-se-á membro da Iniciativa de Transparência nas Indústrias Extractivas (ITIE)”.
Diamantino Azevedo realçou também como resultado desta abertura, o país ter a AngloAmerican, a De Beers a Rio Tinto e outras empresas como a Penzana e Tosyali, como integrantes da indústria de minerais. "O nosso governo tomou uma decisão política de não se envolver directamente na gestão de negócios de mineração. Em Angola a gestão das empresas está reservada ao sector privado", explicou.
Confiante no potencial mineral de Angola, o Ministro deixou uma mensagem: "venham investir no sector mineiro angolano! Gostaria de convidar todos os investidores neste Fórum a se apresentarem e se associarem a nós à medida que reconstruímos e crescemos o sector de mineração. Sei que muitos de vocês terão o intercâmbio com outros participantes, à margem deste Fórum, mas 'fiquem tranquilos' que a equipe do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás está pronta para recebê-los em Angola", rematou o Ministro.