• VACINAÇÃO ANIMA INDÚSTRIA PETROLÍFERA: RECONHECE OPEP+


    Na sua intervenção, o Ministro angolano dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás e presidente em exercício da OPEP, Diamantino Azevedo, destacou o alívio que a vacinação, em torno do mundo, contra a Covid-19 representa para a indústria petrolífera."

    A vacinação traz novo optimismo à indústria, depois de prolongado tempo de incerteza", disse Diamantino Azevedo, acrescentando que "o mercado energético está muito dinâmico, não só por causa da situação da covid-19, mas também por via de conversas em torno da aceleração da transição energética".

    Sobre a quebra de investimentos na indústria petrolífera nos últimos meses, o Presidente da OPEP afirmou que "apesar de estar em voga a opção pelas energias renováveis e transição energética global, o petróleo e o gás ainda terão importância por mais décadas, daí que são necessários e cruciais mais investimentos para evitar crises energéticas no futuro”. Acrescentou ser necessário empreender esforço e "fazer tudo" que estiver ao alcance da organização "para garantir que a nossa indústria permaneça forte e saudável e possa atender as previsões que apontam que até 2045 o petróleo represente ainda 28% da demanda energética”.

    Depois da reunião do JMMC segue-se a Conferência de Ministros da OPEP+, agendada para a tarde de quinta-feira, 04.03.2021. Recorde-se que desde a Conferência Ordinária de Novembro de 2020, os membros da OPEP e seus aliados Não OPEP decidiram fazer avaliações mensais sobre a evolução do mercado petrolífero mundial.