• UCAN VENCE PRIMEIRA EDIÇÃO DA PETROCHAMP


    A primeira edição do campeonato universitário nacional de conhecimento em Engenharia de Petróleos, denominado, PETROCHAMP, consagrou a 01 de Novembro, a Universidade Católica de Angola como a grande vencedora.

    O evento que reuniu jovens talentosos de oito instituições de ensino superior de todo o país, em Luanda, contou com o apoio institucional do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (MIREMPET), da Associação das Empresas Autóctones para a Indústria Petrolífera de Angola (ASSEA) e da Ordem dos Engenheiros de Angola.

    Disputado num modelo de perguntas e repostas, sobre temas ligados à indústria petrolífera, O Instituto Superior Politécnico Kalandula (ISPEKA) conquistou o segundo lugar, seguido pelo Instituto Superior Piaget de Benguela.

    Através da empresa ICOS (Indústria, Comércio e Serviços, Lda.), foram anunciados como prémios, três vagas de estágio profissional para os membros da equipa vencedora.

    À margem do evento, a Chefe do Departamento de Formação e Integração de Quadros do MIREMPET, Helena Campos, sublinhou o papel do campeonato na coesão do sector afirmando que a competição constitui uma oportunidade para fortalecer laços institucionais e reforçar a identidade do sector. "É uma ferramenta de integração e valorização do capital humano, simbolizando também os valores que norteiam a nossa actuação diária no desenvolvimento sustentável dos recursos minerais, petróleo e gás do nosso país", ressaltou.

    Para o coordenador do projecto, a iniciativa vem valorizar o capital humano do Sector e incentivar mais jovens a apostarem na capacitação contínua. “A iniciativa representa um passo importante na formação de futuros quadros nacionais no sector petrolífero e energético”, disse Nsumbo Rabin Kitetua.

    Participaram também no torneio as equipas da Universidade Agostinho Neto (UAN), ISPTEC, Universidade Jean Piaget de Angola, Instituto Superior ISPEKA e o Instituto Superior Politécnico Katangoji.

    Meurio Diogo, estudante do 5.º ano do Curso de Engenharia de Petróleos da UCAN, disse que “participar do PETROCHAMP foi uma experiência bastante entusiasmante", pelo facto de disputar e trocar conhecimentos com estudantes de outras universidades. Para ele, o maior desafio foi conciliar os estudos e o campeonato, acrescentando que, o sentimento é de satisfação e alegria por ter obtido este resultado positivo.

    No final, a organização do evento encerrou com palavras de reconhecimento ao MIREMPET, pelo apoio e confiança que tornaram possível esta edição do PETROCHAMP.