• Técnicos De Laboratório Beneficiam De Formação


    O acto de formação que registou a participação de técnicos da Sonangol, do Instituto Nacional de Petróleo - INP, do ISPTEC e do Instituto Geológico de Angola realizou-se no quadro do II Workshop sobre Impacto da Actividade Laboratorial, no Desenvolvimento da Actividade do Sector.

    Os participantes do workshop e demais interessados apreciaram uma exposição sobre de empresas prestadoras se serviços e fornecedoras de consumíveis, bem como instituições ligadas à acreditação de laboratórios.

    Na ocasião, o Director Nacional de Formação e Conteúdo Local, Domingos Francisco, realçou que as empresas e instituições que possuem laboratórios têm correspondido com as orientações do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás.

    "Seria prematura uma avaliação sobre o sector em termos laboratórios. Precisamos de continuar a trabalhar porque os processos demoram anos e é necessário cumprir várias etapas, sendo que alguns desses laboratórios precisam de apoio dos laboratórios muito mais categorizados”, concluiu.

    O formando e representante da Direcção dos Laboratórios do ISPTEC, Venerável Manuel, sentiu-se satisfeito por participar da formação que tem a ver com os requisitos técnicos e os requisitos de gestão para laboratórios de ensaios e calibração.

    "Foi uma formação interactiva e permitiu-nos trocar experiências, uma vez que todos estamos a concorrer para a acreditação dos nossos laboratórios”, acrescentou o formando.

    Por seu turno, Ruth Manuel, técnica do Departamento de Análise e Produto da Sonangol Distribuição e Comercialização, apresentou a exposição do controle de qualidade de produto "Serviço Controlo +” que consiste na monotorização da qualidade dos combustíveis nos postos de abastecimento e tanques de armazenagem de clientes.

    "O serviço está disponível há 12 anos, distribuídas em várias províncias e em pontos estratégicos, de tal maneira que, quando solicitam algum serviço, vamos até ao cliente”. Com a colheita de amostras, os exames são feitos na hora, para permitir que o tempo de resposta seja reduzida l, comparativamente ao tempo de espera de amostras que vão ao laboratório.