• Sonangol Recebe Cinco Propostas Para Investimento Na Refinaria Do Lobito


    A cerimónia de abertura de propostas concorrentes para a implementação da Refinaria do Lobito aconteceu esta sexta-feira, 15.10.2021, na cidade do Lobito, Benguela.

    A Sonangol recebeu cinco propostas para o investimento na refinaria que estima produzir 200 mil barris de petróleo por dia.

    As propostas foram apresentadas pelo consórcio constituído pelas empresas LANPEC Technology Limited (China) eInternational Business Development Group – IBD (USA); Consórcio composto pelas empresas Gemcorp Holding Limited e Omatapalo – Engenharia & Construção, S.A; Consórcio integrado pelas empresas HBMP – Hull Byth Man Power – Comercio Geral e Prestação de Serviços Lda, AVIC International Beijing Co Ltd e China Huanquiu Contracting & Engineering Co., Ltd; Empresa Layher (Pty) Ltd e Empresa GazMin International.

    O Secretário de Estado para o Petróleo e Gás, José Barroso, em representação o titular do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedofalou sobre a importância estratégica do investimento na Refinaria, não só para Angola, mas também para os países vizinhos, com destaque para a Zâmbia e a República Democrática do Congo que, por via do corredor de Benguela, configuram-se como grandes destinos para as exportações nacionais de refinados.

    O governante apelou para o empenho e dedicação de todos os intervenientes neste processo que reafirma a vontade de contribuir decisivamente para a materialização de um dos pilares da estratégia de estabilização macroeconómica, "que é a autonomia e sustentabilidade do subsector de combustíveis”.

    "Cabe-nos agradecer pela abnegação e reafirmar a predisposição do Estado angolano em criar um ambiente favorável para a realização de investimentos no Sector de Petróleo e Gás, seja pelo melhoramento continuado do quadro legal e normativo, como pela criação de oportunidades de investimento cada vez mais atractivas”, sublinhou.