• SONANGOL APRESENTA FINALISTAS DO SONAJOVEM 5.0


    A Sonangol apresentou os 100 finalistas do SonaJovem 5.0, um programa de capacitação e financiamento de projectos juvenis inovadores, que abrange sectores como agro-indústria, mineração, energias renováveis e tecnologia da informação.

    Os sectores Agro-Industrial e Educação e Segurança Alimentar dominaram, com um total de 53 distinções, sendo 37 premiações para o sector Agro-Industrial e 16 projectos para a categoria de Educação, Capacitação e Saúde.

    Seguiram-se outras categorias como Economia Circular e Energia Renováveis (11 projectos), Indústria Criativa (9), Infra-estruturas e Mobilidade (8), Telecomunicações e Tecnologias da Informação e da Comunicação (5), Minerais, Petróleo e Gás (5) e Inovação e Mercado Financeiro (5).

    O Ministro Diamantino Azevedo destacou a importância de preparar quadros nacionais qualificados para responder aos desafios da indústria e da transição energética. "Transformem a vossa ideia em utilidade, transformem utilidade em negócio e transformem o negócio em impacto nacional", disse o governante.

    O PCA da Sonangol, Sebastião Martins, considerou importante a participação dos jovens com iniciativas que possam contribuir para o desenvolvimento do país e informou que os projectos distinguidos constituem activos estratégicos para o futuro económico, tecnológico e social de Angola.

    O programa SonaJovem 5.0 foi lançado oficialmente a 6 de Dezembro de 2024, pela Sonangol, no âmbito das celebrações dos 50 anos da empresa, com vista a seleccionar e capacitar ideias inovadoras de jovens angolanos para transformá-las em negócios sustentáveis.