• Sonagás Lança Campanha Para Distribuição De Gás Nas Comunidades Rurais


    A Comuna Tando-Zinze, Cabinda, foi escolhida, esta sexta feira, 1, para o lançamento oficial do projecto piloto de distribuição de gás de cozinha, virada fundamentalmente para as comunidades rurais de todo o país.

    Denominado "Campanha de Gás Social e Gás Rural”, o projecto de iniciativa do Grupo Sonangol, através da sua subsidiária Sonangol Gás e Energias Renováveis visa, inicialmente, a distribuição de kits "mini-gás”, compostos por botijas de 3 Kg com espalhador e a entrega de motorizadas para potenciar os revendedores das 8 comunas de Cabinda, tornando assim o gás mais acessível às populações das zonas rurais e contribuir para a redução da desmatação das florestas e redução da emissão de gases de efeitos de estufa para o ambiente.

    "Pretendemos igualmente expandir o abastecimento de gás de cozinha à outros Municípios mais distantes, por via da identificação e potencialização de revendedores, nas 8 Comunas dos 4 municípios da província, com a parceria dos grossistas locais que entregarão aos revendedores e estes levarão para as comunidades nas motorizadas que foram entregues”, esclareceu a Vogal da Comissão Executiva da Sonagás, Maria Correia.

    Em representação da Governadora de Cabinda, o Vice- Governador para o Sector Económico, Macário Malembe, disse na ocasião, que a implementação do projecto que as florestas poderão ficar livres de actos de abate indiscriminado de árvores e mitigar a desertificação da província.

    "O gás vai permitir que a nossa mamã rural deixe de transportar fachos grandes de lenha sobre a cabeça, marchar distâncias para trazer essa lenha à aldeia e utilizá-la como combustível para o lareiro com o qual ela prepara as refeições. O gás, de facto, tira essa carga sobre a cabeça da mamã e dá à mamã mais possibilidade de ocupar-se com coisas mais essenciais”, considerou o governante, acrescentando que "o gás, que foi dado aqui hoje gratuitamente, também vai proporcionar aos empreendedores das comunas iniciarem novos negócios”.

    Por seu turno o Soba de Tando-Zinze, João Luemba, considera que a Sonagás deve continuar a promover campanhas de sensibilização da população para utilização de gás e manuseio das botijas para mitigar o recurso excessivo ao derrube de árvores.

    "Há um proverbio fiel que diz que quando estiver a tirar faca que está nas mãos de uma criança tem que substituir por algo. Nesse contexto estão nos proibindo de derrubarmos as árvores para substituirmos por gás. Assim é melhor!” enfatizou.

    Para reduzir o receio sobre a utilização dos kits distribuidos, com a colaboração do Corpo de Bombeiros e os representantes da Administração Local, foram, previamente, realizadas campanhas de divulgação, sensibilização para utilização de gás e manuseio correcto das botijas.