• Sonagas Garante Gás De Cozinha Na Quadra Festiva


    A Sonagas está a montar uma estratégia para que não haja carência do gás butano ou gás de cozinha durante a quadra festiva que se avizinha, segundo Félix Jorge, Director de Transporte e Distribuição da Sonagás e Energias Renováveis, esta quinta-feira, 30, em Luanda.

    O responsável pronunciou-se no seminário de capacitação para jornalistas, outros profissionais da comunicação social e membros da sua associação que decorreu sob o lema "Produção Petrolífero e Sustentabilidade Ambiental”, promovido pela Associação de Jornalistas Económicos de Angola (AJECO).

    Com uma produção média de 2 020 toneladas, sendo que 70% vai para o gás engarrafado e 30% gás a granel, a Sonagas garante aumentar a produção de 5 000 para 90 000 por dia, acrescentou.

    O Director admitiu a possibilidade de algumas das 14 instalações a nível nacional serem afectados pelas chuvas, "mas as condições estão a ser criadas para fazer face a esta situação”, assegurou.

    Por sua vez, o Director do Gabinete de Tecnologias de Informação e Comunicação Institucional (GTICI), do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Luciano Canhanga, apelou aos jornalistas que tenham o sector mineiro e petrolífero como uma instituição de portas abertas, e os seus assessores de comunicação como bons parceiros na busca do contraditório antes da divulgação de qualquer conteúdo.

    "Sem jornalistas esclarecidos, não temos os êxitos desejados na missão de esclarecer a opinião pública”, disse Luciano Canhaga.

    "Em relação à problemática de distribuição de combustível e trading shipping da Sonangol, creio que ficamos elucidados sobre o comportamento desses sectores a nível da nossa economia”, constatou, João Joaquim, Presidente de Direcção da AJECO.

    Lopes Queina, jornalista económico e membro da AJECO disse que o seminário serviu para apresentar as suas dúvidas sobre o impacto de trading e shipping, assuntos ligados aos novos navios petroleiros, a distribuição dos postos de abastecimentos da Sonangol que hoje têm marca da Total e Pumangol, entre outras matérias. "Agradeço a organização do evento porque estou mais esclarecido”, concluiu.