A intervenção, avaliada em 1,3 milhões de dólares, abrangeu a recuperação de 13 salas de aula, a construção de novas instalações sanitárias, modernização do bloco administrativo e o apetrechamento de uma sala de informática equipada com nove computadores de última geração. Com estas melhorias, a escola passa a acolher 650 alunos por turno, beneficiando um total de 1.300 estudantes diariamente.
O projecto resulta da cooperação entre o Ministério da Educação e o Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, tendo a Sodiam, assumido a totalidade do investimento, reforçando o seu compromisso em direccionar parte das receitas do sector diamantífero para o desenvolvimento social das comunidades.
Durante a reinauguração da Escola Primária nº 203 LNO, localizada no Bairro Dundo Central, município do Chitato, a 5 de Fevereiro de 2026, a Governadora Provincial, Filomena Aires, sublinhou que iniciativas como esta demonstram “a importância de transformar os recursos minerais em benefícios reais para a população”, destacando o contributo decisivo da Sodiam para a expansão e melhoria das infra-estruturas educativas na província.
A cerimónia contou com a presença de uma equipa técnica da Sodiam, membros do Governo local, entidades religiosas, representantes do sistema judicial, parlamentares, autoridades tradicionais e convidados diversos.