"A falta de motivação e o impacto nos colaboradores: um estudo de caso no Ministério de Geologia e Minas" é a nova obra do escritor Soberano Kanyanga, apresentada a 24 de Abril, no MIREMPET, no âmbito das festividades do Dia do Trabalhador Mineiro Angolano.
De acordo com Lízia Henrique, técnica do Gabinete Jurídico que fez a apresentação, o livro aborda um tema crucial para o desempenho organizacional, especialmente no contexto do funcionalismo público angolano. "Embora com raízes no jornalismo e na comunicação institucional, foi na qualidade de Director de Recursos Humanos que o autor mergulhou nos desafios encontrados no antigo Ministério de Geologia e Minas, após ter colaborado numa empresa do sector mineiro privado", disse.
Soberano Kanyanga, por seu turno, referiu que a explicação técnica e científica do que foi observando durante o período em que trabalhou no então departamento ministerial motivou a produção do conteúdo que serviu para a defesa do seu mestrado em Ciência Empresarial.
"Tinha trabalhado numa empresa privada e estava habituado a uma dinâmica mais acelerada, com um comportamento do capital humano diferente daquele que encontrei. Fiquei espantado, ao ponto de o meu primeiro exercício ter sido visitar seis ministérios em torno do Largo António Jacinto, para perceber se aquilo que estava a viver era um comportamento normal e transversal na administração pública, ou se era um caso isolado que merecia uma atenção cuidada”, explicou o autor.
O autor acrescenta que, inicialmente, usou o caso dos funcionários para o artigo final da sua pós-graduação em Gestão de Capital Humano. Mais tarde, no mestrado em Ciências Empresariais, aprofundou o tema, transformando-o num estudo científico estruturado.
À margem do lançamento, o leitor Sebastião Panzo defendeu que existe uma percepção errada de que o sector público exige menos dos seus trabalhadores, quando comparado ao sector privado, onde há maior cobrança por resultados da empresa e o desempenho. “O que o autor nos traz é uma abordagem profunda sobre o impacto que a motivação ou a falta dela pode ter sobre os funcionários públicos”, frisou.
Na cerimónia de lançamento, marcaram presença o Ministro Diamantino Azevedo, os Secretários de Estado para os Recursos Minerais e para o Petróleo e Gás, colaboradores do MIREMPET e vários interessados.