Pollaro é a nova unidade de lapidação inaugurada, esta sexta-feira, 24, no Pólo de Desenvolvimento Diamantífero de Saurimo (PDDS) pelo Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, em trabalho na capital da Lunda Sul, elevando paracincoas unidades instaladas no PDDS.
Antes, Diamantino Azevedo presenciou a entrega de certificados a 114 jovens formados em lapidação e avaliação de diamantes pela SODIAM.
"Alegra-nos ouvir que grande parte dos finalistas conseguiram emprego na nova fábrica que acabámos de inaugurar", disse, visivelmente satisfeito, o ministro.
A fábrica de lapidação, segundo o governante, "é um empreendimento de um grupo privado angolano e que reforça o Pólo", contando agora com 4 lapidadoras e uma unidade de formação.
Referiu que os esforços para criar melhores condições em termos de incentivos fiscais vão continuar, de modo que surjam muitas outras fábricas no espaço e criar-se mais emprego para a juventude da província da região.
"O Polo não é só importante para o sector diamantífero, mas para o sector económico de todo o país", assinalou.
Acto contínuo, o Ministro Diamantino Azevedo foi convidado a inaugurar uma agência bancária que vem agregar serviços financeiros ao Pólo de Desenvolvimento Diamantífero, "conferindo agilidade e segurança em questão de serviços bancários", de acordo com o governante.
O Centro de Formação Técnico-Profissional da Endiama, vocacionado a áreas que abrangem toda a cadeia dos diamantes foi o ponto culminante da agenda diária do Ministro que deve visitar, sábado, 25.02, a Sociedade Mineira de Catoca e o Projecto Luaxe.