• SIMPÓSIO MINISTERIAL REÚNE LÍDERES AFRICANOS


    INTERNACIONAL

    O Simpósio Ministerial que reuniu líderes governamentais e parceiros da indústria mineira africana, a 2 de Fevereiro, em Cape Town, África do Sul.

    O Simpósio Ministerial que reuniu líderes governamentais e parceiros da indústria mineira africana, a 2 de Fevereiro, em Cape Town, África do Sul, realizou-se à volta do diálogo sobre a necessidade da criação de uma estratégia africana unificada, tendo sido abordado o uso comum de infra-estruturas, a definição de minerais críticos para a produção energética, bem como o estado da mineração em África.

    O Director Nacional dos Recursos Minerais representou no evento o Ministro Diamantino Azevedo e referiu que, nas sessões de trabalho, foram ainda levados à discussão temas relacionados com a emissão de direitos mineiros para o exercício da propriedade mineira, tendo em conta as questões ambientais, sociais da população e boas práticas na administração dos recursos minerais.

    “Neste quesito, Angola já deu um passo muito avançado. Este ano, será implementado o Cadastro Digital Angolano que vai elevar o sentimento de transparência nesse processo de outorga de direitos mineiros e também para permitir que tudo seja feito de forma centralizada em um único sistema de informação”, ressaltou Paulo Tanganha.

    O responsável disse igualmente que a agregação de valor económico aos recursos minerais e a transformação destes no continente mereceram a atenção dos participantes, tendo sido observado também a necessidade de uma organização a nível da região ou do continente para avaliar essas condições ou pressupostos para estabelecer o preço dos recursos minerais extraídos em solo africano.