• SERM AUSCULTA BOLSEIROS DO MIREMPET COM DESTINO À ALEMANHA


    O Secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jânio Corrêa Victor, auscultou esta sexta-feira, 26 de Setembro, no edifício sede do MIREMPET, um grupo de onze estudantes angolanos integrados no programa de bolsas de estudo na Alemanha, fruto do acordo entre o Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, o Serviço Alemão de Intercâmbio Académico (DAAD) e a Technische Universität Bergakademie Freiberg (TUBAF).

    O encontro serviu para ouvir os bolseiros que regressam à Alemanha após o período de férias em Angola, bem como dar as boas-vindas aos estudantes que viajarão pela primeira vez, apurados no último concurso público promovido pelo Ministério.

    Durante a recepção, o dirigente destacou a importância da formação em instituições de reconhecida excelência académica e científica, sublinhando que o conhecimento adquirido deverá ser colocado ao serviço do desenvolvimento nacional. “Fizemos este investimento não só para o Sector, mas também para o Estado angolano. Vão e estudem. Voltem formados para aplicarem o que vocês aprenderam, porque o país precisa desta garantia técnica”, apelou Jânio Corrêa Victor.

    Os bolseiros veteranos partilharam as suas experiências, desafios e conquistas académicas. Vanessa Mendes, mestranda em Geociências Aplicadas, Energias e Recursos Minerais na Universidade Técnica de Aachen (RWTH), referiu que tem tido contacto com tecnologias avançadas de análise de dados, automação e inteligência artificial. “O meu objectivo é regressar e aplicar este conhecimento no mercado angolano, porque o mundo caminha para a digitalização e o país precisa acompanhar esse movimento”, afirmou.

    Já Virgínia Camueje, que se prepara para iniciar o curso de Geomática para a Gestão de Recursos Minerais na TUBAF, destacou o papel estratégico dos engenheiros geógrafos e topógrafos na mineração e construção. “Pretendo aproveitar ao máximo os conhecimentos e o networking proporcionados por esta experiência, bem como fortalecer uma área ainda pouco conhecida e muitas vezes subvalorizada”, disse.

    Bráulio Nicolau, geólogo com dois anos de experiência em projectos de prospecção e exploração, vê o seu mestrado em Mineração, Meio Ambiente e Gestão como “um casamento perfeito” entre prática tradicional e sustentabilidade. Edmilson Suzano, mestrando em Ciências da Computação Avançada aplicadas à Engenharia Civil, salientou a exigência académica da Alemanha e o potencial de aplicação dos seus estudos em infra-estruturas críticas angolanas. “Vejo Angola como um campo fértil para o desenvolvimento de novas tecnologias, ideias e patentes”, afirmou.

    Dos 24 bolseiros admitidos no programa, um já concluiu a sua formação na área de Sustentabilidade Ambiental, aguardando apenas a cerimónia de entrega do diploma. Outros cinco encontram-se actualmente a realizar estágios curriculares nas empresas Baker Hughes, Tubostrans e Eni Natural Energies S.P.A – Sucursal em Angola.

    O MIREMPET reafirma o seu compromisso com a formação de quadros técnicos altamente qualificados, capazes de impulsionar o sector mineiro e energético nacional com inovação, responsabilidade e excelência.