• SEPG PARTICIPA NA 3ª CIMEIRA GLOBAL VOZES DO SUL


    O Secretário de Estado para o Petróleo e Gás, José Barroso, disse a 17 de Agosto de 2024, que "Angola está profundamente empenhada na diversificação da sua matriz energética, aumentando a oferta de energias renováveis e limpas para as suas populações, sobretudo energia hídrica e solar, garantindo um ambiente mais limpo para as gerações presentes e vindouras".

    A informação foi prestada pelo governante, durante o seu pronunciamento sobre as "Soluções de Energia Sustentável para um Futuro Sustentável", na 3ª edição da 2024, realizada na Índia. Na ocasião, José Barroso, reafirmou posição do país relativa a mudança gradual e ao direito de explorar e produzir os seus recursos de hidrocarbonetos porque ainda representam a maior fonte de recursos essenciais para suporte da economia e melhoria das condições de vida das suas populações."A busca por soluções energéticas sustentáveis tornou-se uma prioridade global.

    O Executivo angolano, por via do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, definiu e está a implementar programas e medidas para a descarbonização das actividades petrolíferas, com o objectivo de reduzir as emissões de gases de efeito estufa, principalmente metano e dióxido de carbono, em cumprimento das diretrizes da Estratégia Nacional das Alterações Climáticas e do Acordo de Paris”, disse o Secretário de Estado.

    A Cimeira realizou-se em formato virtual, num total de 12 sessões, sob o tema geral "Um Sul Global Empoderado para um Futuro Sustentável. O evento foi aberto pelo Primeiro-Ministro da India, Shri Narendra Modi.