O Secretário de Estado para o Petróleo e Gás, José Barroso, visitou, a 5 de Dezembro de 2021, duas fábricas contratadas para a construção dos equipamentos para a Refinaria de Cabinda, em Houston, nos Estados Unidos de América.
Na primeira fábrica visitada, a VFuels Oil & Gas Engineering (empreiteira principal para a engenharia, construção e montagem), o Director e Parceiro de Desenvolvimento de Negócios da Vfuels, Cody Summerhays, informou ao governante que 60% da construção dos equipamentos está concluída para entrega à empresa Gemcorp, dentro do cronograma e envio para Angola até fins de Março de 2022.
"Após teste integral dos equipamentos, prevê-se a transportação dos mesmos para Cabinda em Abril de 2022”, disse Cody Summerhays.
A Distribution Now (DB Now), fábrica responsável pela construção da torre de destilação de crude, foi a segunda visitada, onde José barroso também obteve informações sobre o andamento dos trabalhos.
As visitas foram efectuadas, no âmbito dos trabalhos em torno da participação de Angola na 23.ª edição do Congresso Mundial de Petróleos (WPC) que decorre de 5 a 9 de dezembro de 2021, para abordar os avanços tecnológicos em operações upstream, midstream e downstream; o papel do gás natural e das energias renováveis; gestão da indústria e de sua natureza social e económica; bem como o impacto ambiental.
Acompanharam o Secretário de Estado o Presidente do Conselho de Administração da Sonangol, Gaspar Martins; Presidente da Comissão Executiva da Unidade de Negócio de Exploração e Produção (UNEP), Ricardo Van-Deste; a Cônsul-geral de Angola em Houston, Ana Paula do Nascimento e outros membros da delegação angolana ao WPC.