• Sep Participa No Debate Sobre Estratégia Nacional De Hidrogénio


    ​O Secretário de Estado do Petróleo e Gás, José Alexandre Barroso, em representação do ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Pedro Azevedo, participou, quarta feira, 15, no debate sobre as condições de base para o desenvolvimento da estratégia nacional de Hidrogénio em Angola, com o Embaixador alemão acreditado em Angola, Stefan Traumann, e peritos alemães, promovido pelo Ministério da Energia e Águas.

    Na ocasião, o Ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, referiu que o hidrogénio é o combustível do futuro. Disse também que está em curso a preparação de uma conferência regional de hidrogénio para o mês de Junho deste ano, onde serão apresentas as principais linhas estratégicas para o hidrogénio em Angola. Para o efeito, o governante considera ser necessário "ter esta estratégia bem definida, com os objectivos bem assentes”.

    Um dos representantes Alemão, Delegado da Economia Alemã em Angola, Vandré Spellmeier, considera que Angola possa se posicionar na arena internacional como um actor importante no âmbito do hidrogénio e este facto será mais um” importante passo” para se acelerar as diversas iniciativas em curso relacionadas ao hidrogénio e à transição energética, destacando a pareceria estabelecida entre a Sonangol e o consórcio alemão Gauff Engineering / Conjuncta, para se desenvolver a primeira planta de hidrogénio verde em Angola e o primeiro simpósio Alemão-Angolano de hidrogénio verde realizado em Maio de 2022.

    "Angola tem condições ideais e boas infraestruturas para estar na vanguarda em termos de produção de hidrogénio verde em escala comercial em África. É importante ter-se em conta o facto de que Angola irá ganhar com a introdução de uma economia de hidrogénio, sendo que isto poderá contribuir grandemente para o desenvovimento de sub-indústrias locais e para a criação de um produto para exportação, sendo que ajudará, evidentemente, na diversificação da economia”, frisou.

    Participaram no encontro Presidente da Comissão Executiva do Centro de Pesquisa e Produção da Sonangol, o Presidente da Associação Angolana de Energias Renováveis, Victor Fontes, o Director Internacional de Desenvolvimento de Negócios ILF, Mareck Driwa, directores nacionais e quardos do Ministério da Energia e Águas, do Ambiente, da Agricultura e Pecuária, da Embaixada da Alemanha, entre outros ilustres convidados.