O Sector dos Recursos Minerais de Angola fez-se representar no painel dedicado aos metais preciosos e como inverter a maldição dos recursos, na II Cimeira e Fórum Económico Rússia-África, ocorrido nos dias 26 e 28 de Julho, na cidade russa de São Petersburgo.
No dia 26, o Presidente Executivo do PK, Paulo M'vika partilhou o painel com os delegados da Rússia, Camarões, República Democrática do Congo e Zimbabwe onde abordaram a realidade dos respectivos países.
Na ocasião, Paulo M'vika, depois de realçar a importância dos metais preciosos, referiu, que "a maldição dos recursos minerais é uma teoria económica que faz a correlação entre o subdesenvolvimento dos países produtores em relação à sua riqueza Mineral”.
Antecedendo a cimeira e fórum económico, a delegação da Comissão Nacional do Processo Kimberley chefiada pelo seu Coordenador Executivo participou no workshop em Moscovo dedicado aos responsáveis da cooperação regional da África Central no âmbito do processo Kimberley, nos dias 24 e 25 de julho, em Moscovo.
Os participantes ao evento, tomaram contacto com as boas práticas da Rússia sobre a rastreabilidade, certificação, controlo e inspeção aduaneira de diamantes brutos, bem como sobre o processo de seleção, classificação e avaliação de diamantes por parte da Alrosa, a companhia estatal de diamantes da Rússia.
A delegação da CNPK que participou das actividades em Moscovo e São Petersburgo foi chefiada por Paulo Mvika e integrou técnicos seniores da ENDIAMA, CESME e Fundação Brilhante.