• Sector Apresenta Estado Dos Projectos Mineiros No Huambo


    A província do Huambo conta com onze títulos mineiros, com destaque de quatro para prospecção, três destinados à exploração e quatro alvarás mineiros para exploração de inertes.

    Os dados foram apresentados, nesta segunda feira, 11, no Huambo, pela Direcção Nacional dos Recursos Minerais (DNRM) do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (MIREMPET), no dia da abertura das jornadas técnicas e científicas alusivas ao Dia do Trabalhador Mineiro que se comemora a 27 de Abril.

    Prospecção e Exploração

    De acordo com a apresentação, os títulos de prospecção estão relacionados com diamantes, pelo projecto Mungo, na localidade do Mungo; ouro, sob responsabilidade das empresas Manico Henda, nas localidades de Cachiungo e Chicala Choloanga e Eveforte – Mining, Lda., na Caála; e metais ferrosos, pela mineradora Cola Mining, Lda., no município do Huambo.

    Os títulos de exploração incidem sobre os elementos de terras raras nas localidades da Caála, Longonjo e Ucuma, pelo projecto Ozango Minerais e no minério de ouro, em Chicala Choloanga, sob gestão do projecto Mineração Samboto.

    Os projectos Minersolo Inertes e Mineração SA (exploração de granito para britagem e exploração de quartzo); Tecnobritadeira (exploração de granito para britagem); Hipermáquinas Angola, Lda. (prospecção de granito) e Visa Constrói (exploração de granito para britagem) estão distribuidos nos municípios da Caála, Londuimbale, Longonjo e Huambo, respectivamente, na actividade mineira de inertes.

    Formação

    A DNRN informou que, no mês de Março, o Sector dos Recursos Minerais realizou no Huambo uma sessão de formação do programa sobre novos módulos do portal do munícipe, no âmbito da concessões de direitos mineiros de minerais de apoio a construção civil, com vista a transferência de competências no domínio dos recursos minerais, como estabelecido no Decreto Presidencial nº 20 /18 de 29 de Janeiro, que aprova o Regime Geral de Delimitação e Desconcentração de Competências e Coordenação da Actuação Territorial da Administração Central e da Administração Local do Estado.

    Beneficiaram desta acção formativa o Director do Gabinete Provincial para o Desenvolvimento Económico Integrado e Técnico; administradores municipais e adjuntos para a área técnica e financeira; directores municipais para a promoção do desenvolvimento económico integrado; directores municipais para de infraestrutura e ordenamento do território e habitação e técnicos da administração local.