• SECRETÁRIO-GERAL DA ZCLCA DEFENDE INDUSTRIALIZAÇÃO DE ÁFRICA


    O Secretário-Geral da Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA) foi recebido em audiência, nesta terça-feira, 06/07, pelo Ministro angolano dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás.

    Durante o encontro, Wamkele Mene afirmou que, apesar dos avanços nas negociações, os países africanos debatem-se ainda com temas politicamente sensíveis e defendeu a industrialização de África, a criação de condições para que todos os produtos sejam produzidos no continente e reconheceu a fraca capacidade de processamento que o continente enfrenta. Acrescentou que "existem oportunidades de investimento para a exportação de Mineiros" no acordo que cria a Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA), assinado a 21 de Março de 2018, em Kigali (Rwanda).

    O Ministro Diamantino Azevedo apresentou vários projectos em desenvolvimento no país, nomeadamente, as refinarias (Cabinda Soyo e Lobito), o Pólo de Desenvolvimento Diamantífero de Saurimo e o projecto de exploração de terras raras (Huambo). Informou que a economia de Angola "ainda é dependente do petróleo e diamantes” e sugeriu uma maior aposta dos países africanos na "formação de quadros e criação de centros de pesquisa”.