• Secretário De Estado Constata Obras Do Projecto Da Refinaria De Cabinda


    O Secretário de Estado para o Petróleo e Gás, José Barroso constatou o andamento das obras da futura refinaria de Cabinda, esta terça-feira, 22.

    Durante a visita técnica ao projecto da refinaria José Barroso recebeu explicações de Joel Peito responsável da Odebrecht com destaque para a fase 1 da refinaria.

    Joel Peito apresentou as infraestruturas e obras de construção civil em curso, a unidade de destilação de 30. 000 barris de petróleo dia, considerada o coração da refinaria, as unidades de querosene, condensação de gás, tanques de armazenamento e sistemas associados.

    O Terminal Oceânico da Sonangol, os locais para construção da sede da Sonangol, e a escola técnica do MAPTSS, também foram visitados pelo Secretário de Estado e a delegação que o acompanhou.

    No final das visitas técnicas José Barroso disse que fomos a Cabinda para acompanhar e constatar os projectos ligados ao sector em curso na província e também manter contacto com projecto conjunto com o Ministério da Administração Pública Trabalho e Segurança Social MAPTSS.

    ``É preocupação do MIREMPET ter uma ideia concreta do desenvolvimento do projecto da refinaria e a razão da visita a Refinaria é porque não estamos satisfeitos com o grau de execução dos trabalhos. Estamos também preocupados com o timing do processo de recrutamento e enquadramento de mão de obra, principalmente local``, defendeu José Barroso.

    O Secretário de Estado afirmou que continuam a ter preocupações com o término desta obra, mas querem garantir que o MIREMPET tudo fará junto da Sonangol e seus parceiros Odebrecht e GermCorp para que este projecto seja uma realidade.

    José Barroso foi recebido em audiência pelo Vice-Governador para os Serviços Técnicos e infra-estrutura Agostinho da Silva.