Janio Corrêa Victor procedeu esta manhã (21.10) à abertura oficial do Mining Summit Angola 2025, em representação de Sua Excelência o Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo. O evento decorre no Centro de Convenções de Talatona, sob o lema “Mineração, Inovação e Sustentabilidade em Angola”.
Na sua intervenção, o Secretário de Estado para os Recursos Minerais destacou que o encontro constitui um prelúdio da Conferência Internacional de Minas e enquadra-se nas acções prioritárias do Executivo, inseridas no Plano de Desenvolvimento Nacional 2023–2027. Sublinhou ainda o compromisso do Governo em reforçar a qualidade da informação geológica, promover boas práticas e consolidar o quadro regulatório do sector mineiro.
“Temos de assegurar o recurso às boas práticas na actividade mineira e consolidar a responsabilidade social e o desenvolvimento do conteúdo local, com vista a contribuir para a melhoria da qualidade de vida nas localidades onde se extraem os bens minerais. Devemos, também, continuar a investir na formação e desenvolvimento do capital humano, pois o fim último de qualquer processo de desenvolvimento deve estar ancorado no progresso das Pessoas”, referiu o governante.
O acto de abertura contou com as boas-vindas do administrador da ANRM, Moisés David, que saudou os participantes e enalteceu o papel determinante do administrador João Chimuco na viabilização do evento, através do seu empenho pessoal e rede de contactos.
Gustavo Cruz, CEO do Instituto Minere do Brasil, agradeceu o acolhimento e a colaboração da ANRM, destacando que o evento representa uma oportunidade ímpar de capacitação técnica para quadros do IGEO e da própria ANRM. “Este evento vai propiciar troca de muitas experiências e networking”, afirmou.
A programação do dia inclui sessões técnicas sobre estratégias de investimento, minerais críticos e geotecnia, com a participação de especialistas nacionais e internacionais. O evento é organizado pela ANRM em parceria com o Instituto Minere e visa fortalecer a cooperação entre Angola e Brasil no domínio da mineração.