O Secretário de Estado para o Petróleo e Gás, José Barros, testemunhou esta sexta-feira, 5, na província do Huambo, a inauguração da Escola do segundo Ciclo do Secundário, Liceu Eiffel da rede de escolas de referência, resultado de uma parceria entre o Governo de Angola, a TotalEnergies, a Embaixada de França e a Missão Laica Francesa.
A escola dispõe de seis salas de aula, três laboratórios, uma sala de informática, uma biblioteca, um campo polidesportivo e um campo de futebol. O ensino contempla as classes do segundo ciclo (10.º, 11.º e 12.º anos), distribuídos em seis turmas de 25 alunos cada.
Durante a cerimónia, o governante, que representou o Ministro Diamantino Azevedo, destacou que "a iniciativa reforça o compromisso social das empresas petrolíferas na área da educação".
A Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, madrinha do projecto, sublinhou o impacto da nova escola no Bairro Cambiote e reafirmou a importância da educação como "motor de transformação social".
Em nome dos estudantes, a aluna Claudinise Pintar agradeceu a oportunidade e destacou que "o liceu simboliza novas portas para o conhecimento, o futuro e a igualdade de género".