As exportações de rochas ornamentais angolanas, durante o ano de 2021, atingiram o valor de 23,5 milhões de dólares americanos. A produção desse minério, no mesmo período, correspondeu a 70559 metros cúbicos, dos quais 69233 metros cúbicos foram exportados.
Esses indicadores foram apresentados esta terça-feira, 11.1.2022, pelo Secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jânio Corrêa Víctor, no beefing do sector económico, organizado no Ministério da Economia e Planeamento.
O governante informou que as províncias da Huíla, Namibe, Cuanza-Sul, Benguela, Zaire, Huambo, Cunene, Cuanza-Norte são as que mais produziram Rochas Ornamentais e as exportações das mesmas destinaram-se à China, Espanha, Itália, Polónia, Portugal, Índia e Vietname.
No certame, Jânio Corrêa Víctor destacou também os tipos de rochas ornamentais exportados, nomeadamente: calcário creme e cinza, granito, granito blue the nigth, granito castanho (black pearl e marrom), granito cinza, granito marrom, granito negro, granito rosa, granito verde e vermelho, mármore, mármore branco, quartzito azul, quartzito tropical belvedere, quartzito tropical, quartzito tropical black, etc. De acordo com o Secretário de Estado, concorreu para o alcance do balanço apresentado uma força de trabalho combinada de 22 empresas a operar no sector com 941 colaboradores.